Ciclone extratropical pode provocar temporais com rajadas de vento de até 100 km/h no RS

A terça-feira tem registro de chuva na Fronteira Oeste e Campanha, nesta manhã. Depois de uma segunda-feira abafada, a possibilidade de que temporais acompanhados de fortes ventos atinjam o Estado não está descartada. Em cidades como Chuí, no Sul, e Dom Pedrito, na Campanha, foram registradas rajadas de vento na casa dos 60 km/h.
Um ciclone extratropical formado no Uruguai e no norte da Argentina se desloca em direção ao Rio Grande do Sul, provocando chuva em cidades da Fronteira Oeste, como Uruguaiana, Alegrete e São Gabriel. Segundo o meteorologista Wesley Ferreira, da Somar, há previsão de chuva forte, ventos de até 100 km/h e granizo para a região.
Com o avanço deste sistema, as temperaturas devem diminuir em relação à segunda-feira. Em Quaraí e São Borja, a máxima deve ser de 28ºC. Conforme o meteorologista Celso Oliveira, simulações apontam maior risco de temporal com queda de granizo no Vale dos Sinos, na Região Metropolitana, na Serra e Campanha. Ainda assim, o dia deve ser abafado. A máxima chega aos 34°C em Cruz Alta, 33°C em Frederico Westphalen e 32°C em Porto Alegre.
Sistema se desloca da Fronteira Oeste em direção ao leste gaúcho
Imagens: CPTEC-Inpe

O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta  para condições meteorológicas favoráveis “à ocorrência de chuva moderada a forte, com descargas
elétricas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas do nordeste do Rio Grande do Sul”. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec-INPE) também alerta para chuva intensa na Fronteira Oeste e região Sul do RS.
A passagem desse sistema pelo Rio Grande do Sul deve ser rápida. Na quarta-feira, a chuva será menos intensa e concentrada na metade norte. Já na quinta-feira, outro ciclone vindo dos países vizinhos provoca novo alerta de temporais com ventos que podem superar os 100 km/h. A chuva deve se intensificar em todo o Estado com maiores acumulados nas regiões Central, Metropolitana e Noroeste.
Ciclone provoca transtornos na Argentina
Entre a tarde de segunda e esta madrugada, diversas cidades argentinas foram atingidas pelo ciclone. Na província de Buenos Aires, foram registrados diversos pontos de alagamento. De acordo com o jornal La Nación, em uma hora choveu 34 milímetros na região.
Várias avenidas do norte da capital foram bloqueadas em função do acúmulo de água. A forte chuva deixou, também, o Aeroparque ficou fechado por 45 minutos.