Ciclone extratropical traz chuva intensa ao RS; Santa Rosa supera acumulado do mês com 147 mm

Em Porto Alegre, choveu cerca de 30% do previsto para julho, conforme a Somar. Entre-Ijuís teve estrada bloqueada pela manhã, devido a queda de uma árvore.

Uma semana após o ciclone bomba atingir o RS, a chuva retornou ao estado nesta terça-feira (7), com a chegada de um ciclone extratropical. A precipitação começou de madrugada com registro de ventos fortes.

Santa Rosa, no Noroeste, a chuva acumulada foi de 147 mm, 5,2% acima da média prevista para o mês. E em Porto Alegre já choveu 35% do previsto para julho, 45 mm.

As rajadas de vento também foram fortes: na Capital chegou a 51,8 km/h às 12h20, conforme a Somar Meteorologia. Tramandaí teve rajadas de 55,1 km/h às 9 horas.

Em Entre-Ijuís, no Noroeste, a pista da BR-285 chegou a ficar parcialmente interrompida, devido a uma queda de árvore provocada pela chuva, no km 503 da rodovia. A estrada foi liberada ainda pela manhã.

Policiais removeram árvore que caiu na BR-285 — Foto: Divulgação/PRF

Policiais removeram árvore que caiu na BR-285 — Foto: Divulgação/PRF

Rio dos Sinos

A chuva fez elevar o nível do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na manhã de terça-feira (7), marcava 4,14 metros, 1,68 metros acima do normal, de acordo com a Defesa Civil.

A Defesa Civil alerta para chances de inundação, assim como o alerta de vendaval para a cidade e região.

Nível do Rio dos Sinos está 1,68 metros acima do normal — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Nível do Rio dos Sinos está 1,68 metros acima do normal — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Falta de luz em Aratiba há uma semana

No Norte do RS, Aratiba segue com problemas no fornecimento de luz há uma semana, desde a passagem do ciclone-bomba pela região. Cerca de 50 pessoas que moram no interior são afetadas, nas localidades de Monte Belo, Santa Lúcia e Vista Alegre.

A RGE informa que três equipes, duas de caminhão, estão trabalhando na rede que atende a localidade. A previsão é que o fornecimento de energia seja normalizado ao longo do dia.

ciclone bomba deixou mais de duas mil pessoas desabrigadas ou desalojadas em 23 cidades do Rio Grande do Sul, há uma semana.. Alagamentos e ventos que passaram dos 100km/h atingiram diversas regiões do estado. Uma pessoa morreu devido a um deslizamento de terra, em Nova Prata.

Fonte: G1