Cinco meses após o início da coleta seletiva, população ainda mistura resíduos na hora do descarte

A coleta seletiva foi implantada no município há cinco meses, neste período houve uma melhora significativa na separação dos resíduos, mas ainda há uma grande parcela da população que não está fazendo a separação correta.

A separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, evitando a poluição do solo e da água e ainda gerando renda para muitas famílias que dependem dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Para garantir que a coleta seletiva tenha resultados satisfatórios, a Secretaria de Meio Ambiente implantou os contêineres azuis para o depósito de resíduos recicláveis e os marrons passa os orgânicos. E, mesmo desenvolvendo trabalho na área de educação ambiental com palestras, oficinas e outras atividades sobre a importância da separação, ainda está faltando consciência por parte da população que continua misturando os resíduos, dificultando o trabalho dos garis.

Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente informou que, nas avenidas que possuem contêineres, quem for flagrado descartando nos canteiros centrais será multado.

Para saber o cronograma da coleta seletiva em Alegrete basta acessar o endereço: https://www.alegrete.rs.gov.br/files/cronograma-coleta-seletiva.pdf
Veja como descartar corretamente:

Contêiner azul (somente resíduos secos)
Papéis (jornais, revistas, papelão, caixas de leite e outras embalagens tetrapack)
Plásticos (garrafas pet, sacos e sacolas plásticas, potes)
Vidros (garrafas, copos, espelhos devidamente embalados)
Metais (latas de alumínio, latas de conserva e de produtos alimentícios)

Contêiner marrom (somente orgânicos)
Restos de alimentos não temperados, erva mate, cascas de ovos e frutas, borra de café
Rejeitos (papel higiênico, absorventes, lenços e fraldas usadas)

As lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, de luz mista e fluorescentes, pilhas e baterias fazem parte da logística reversa, devem ser entregues nas lojas, supermercados e locais que comercializam estes produtos.

DPCOM