A noite da última quarta-feira (09), foi iluminada na Câmara dos Vereadores de Alegrete. O projeto “Estrela Negra que Reluz”, de autoria do vereador Celeni Viana homenageou cinco personalidades locais que se destacaram na comunidade alegretense.
Aprovada por unanimidade os agraciados foram escolhidos pelos parlamentares da Casa, através de uma votação interna.
Marcando a passagem da Consciência Negra e a Semana Municipal dos Direitos Humanos receberam a distinção: Hipólito de Oliveira Leal;
Jaqueline Terezinha Oliveira de Oliveira;
Daniel dos Santos Rodrigues;
Kátia de Messa Anacleto;
Eduardo Bitencourt Alves;
Também foram destaques da noite com o certificado “Estrela Negra que Reluz”: Eduardo da Rosa Nascimento; Júlio César Santos e Cleonice Xavier Lima, pelo saudoso “Lalaco”.
A sessão solene foi presidida pelos vereadores Jorge Xavier e Celeni Viana, designados pela presidente da Câmara Judete Ferrari a tomar frente dos trabalhos.
Estiveram presentes os vereadores Adão Faraco; Mirian Shure; Jeferson Bruning e Cléo Trindade. A vice prefeita Maria de Fátima Mulazzani acompanhada do secretário de educação Jorge Sitó prestigiaram o evento.
O plenário Gaspar Paines esteve repleto de amigos, familiares e autoridades locais para reverenciaram os destaques da noite.
Em sua 3ª edição o Troféu estilizado pelo artista plástico alegretense Bragado agraciou o servidor público Hipólito Leal, popular “Pelé”, a professora da rede pública estadual Jaqueline Terezinha “Jaque”, o músico Daniel dos Santos, “Daniel Nosso Stylo”, a engenheira agrônoma e funcionária pública Kátia de Messa Anacleto e o vigilante Eduardo Alves.
Todos integrantes da etnia negra superaram as barreiras e com sucesso em suas atividades mereceram o destaque.
Três homens e duas mulheres foram aplaudidos em pé pelo público. A homenageada Kátia Messa e Daniel dos Santos falaram da distinção, agradeceram a todos, famílias, amigos incentivadores e relataram momentos vividos desde a infância até os dias atuais.
Os vereadores além de saudarem o público e homenageados defenderam o direito de todos. Foi unanimidade de que todos somos iguais não há raça, não há distinção de cor, finalizaram com pedidos de paz, amor e confraternização entre os seres humanos.
Para o vereador Celeni Viana o discurso foi emotivo e recitou poemas, cantou e exaltou os agraciados. “Passamos por dificuldades, barreiras mas um dia a igualdade entre nós prevalecerá”, comentou o autor do projeto.
A solenidade encerrou com muitas homenagens, fotos e saudações as estrelas da noite na Câmara.