
O Instituto Botucatu dá início a dois projetos muito especiais na cidade neste fim de semana. O CineBotucatu e o Flor de Tuna: Mulheres e Cultura no Pampa.
A comunidade está convidada a participar das atividades do CineBotucatu e assistir “De onde vem a água”. duração: 22min. Após a exibição está programada uma roda de conversa e atividade cultural com as professoras Ana Paula Cassol e Kamilla Govea, do Nugea/IFFar.
Tudo isso, acontece no Porto dos Aguateiros, a partir das 16h30min. É sábado, 29 de março dia de celebrar se conectando com as águas ancestrais de Alegrete. O Projeto CineBotucatu é realizado com recursos da PNAB-Alegrete. A Flor de Tuna terá como primeira atividade uma oficina de capoeira muito especial para meninas e mulheres com a formada Madame Riso.
O Flor de Tuna é projeto apoiado pelo Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia(FLD). São apoiadoras deste evento a UABA, Unipampa, IFFar e Biblioteca Pública Mário Quintana.
O Instituto Botucatu é um instituto socioambiental de Alegrete, que trabalha pela preservação do ecossistema natural. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que será celebrado em 22 de março, o tema de 2025 é “Água para a Ação Climática”, focando nas emergências relacionadas às mudanças climáticas, degradação ambiental e perda de biodiversidade.
Projeto Flor de Tuna ainda está com atividade programada para o domingo (30), em Alegrete. A atividade com foco nas mulheres e na cultura do Pampa. A ideia é fazer a trilha ecológica do Porto dos Aguateiros e no final uma vivência na Mandala Medicinal presente no Recanto da Vovó Mulata.
“Vem conhecer com a gente esse recanto e ter uma manhã com foco no cuidado ambiental, na conexão com as plantas e com as nossas memórias ancestrais como mulheres do Pampa Gaúcho”, destacam os organizadores.
O Ponto de encontro é a Sala Verde no Porto dos Aguateiros. Saída: 09h15min (garrafa d’água, vista uma roupa e tênis confortável). Haverá um lanche no Recanto da Vovó Mulata sob os cuidados da Quinta de Aurora. Inscrições no (55)9915.93571 – atividade gratuita. E antes da Trilha, no sábado, tem atividade de oficina de aquarela, exibição de Cine sobre a água, atividade em parceria com IFFar, UABA e Biblioteca Publica.