Colégio Raymundo Carvalho disciplina uso de celular nas dependências do educandário

A partir do acompanhamento acerca do desenvolvimento dos estudantes do Colégio Raymundo Carvalho, e a consonância do debate realizado sobre o uso indiscriminado de celulares e outros dispositivos eletrônicos, a instituição de ensino entendeu que seria urgente uma mudança de postura em relação aos processos de ensino-aprendizagem e os impactos negativos da utilização em demasia.

Um sonho além da vida – novo livro de Nelson Carús

A diretora da escola, Raymundo Carvalho, Giciéli Barúa, explica que dessa forma, baseado em evidências como as apresentadas no relatório de monitoramento global da educação de 2023 da UNESCO, dados de avaliações internacionais em larga escala, tais como os fornecidos pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes e projetos de leis, como o da cidade do Rio de Janeiro, o Colégio de Alegrete criou um projeto de redução do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos, buscando referência em especialistas e na prática escolar, visando a melhora nas relações interpessoais e no desempenho acadêmico.

Frio intenso em Alegrete acende alerta sobre o uso de lareiras, fogões e aquecedores elétricos

Experiência apresentada da na 7ª Semaneca


Ressalta-se o quanto o projeto encontra-se em uma construção diária, pautada no bem estar de todos os estudantes envolvido nos processos de aprendizagem, com constantes ajustes e com pequenos resultados diários.

Essa experiência foi relatada da na 7ª Semaneca em que o tema deste ano é: Conexão com proteção: eduque, previna e proteja.

Experiência apresentada da na 7ª Semaneca

Para os alunos do Ensino Fundamental I – (1º ao 5º ano)

  1. Fica proibido trazer para o Colégio celulares e outros dispositivos eletrônicos, devendo a comunicação ser realizada, em período escolar, com a direção do Colégio Raymundo Carvalho através dos contatos previamente disponibilizados.
    Para os alunos do Ensino Fundamental II – (6º ao 9º ano) e Ensino Médio
  2. Fica proibida a utilização de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos no Colégio Raymundo Carvalho nas seguintes situações:
    I – dentro da sala de aula;
    II – fora da sala de aula quando houver explanação do professor e/ou realização de trabalhos individuais ou em grupo na unidade escolar;
  3. Fica permitida a utilização de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos no Colégio Raymundo Carvalho nas seguintes situações:
    I – antes do início da primeira aula do dia;
    II – durante a troca de períodos, se houver tempo;
    III – após o fim da última aula do dia;
    IV – quando houver autorização expressa do professor regente para fins pedagógicos, como: pesquisas, leituras, acesso ao material COC ou qualquer outro conteúdo ou serviço;
    V – para os alunos com deficiência ou com condições de saúde que necessitam destes dispositivos para monitoramento ou auxílio de sua necessidade;
    VI – quando houver autorização expressa da equipe gestora do Colégio Raymundo Carvalho em casos de registros de atividades ou por motivos de força maior.
    Destaca-se que o referido projeto, que teve início em 19 de fevereiro de 2024, já apresenta resultados expressivos, tais como: melhora no desempenho acadêmico, ampliação das relações sociais, potencialização da criatividade e de níveis de concentração e autorregulação.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários