A agência do IPE de Alegrete, em sala do prédio do antigo Fórum, de acordo com o Coordenador Regional, Anélio Sanchotene Cardona, é a única que atende em todo o RS.
Uma média de 45 pessoas são atendidas, por dia, no IPE de Alegrete. O trabalho vem sendo feito, por agendamento, devido à pandemia, e por isso filas se formam no corredor com usuários que querem agilizar algum serviço.
Em Alegrete são três servidores, porém, agora somente o coordenador está atendendo.
As principais demandas, de acordo com Cardona, são: cartão do estudante, renovação de pensão, reembolso de anestesias,ingresso de netos.
-Nós somos a única agência do RS que está atendendo presencialmente, porque tudo está sendo online e isso acarreta milhares de e.mails para analisar e dar solução em todo o Estado, considera.
Ele diz que grande parte dos servidores do IPE está no grupo de risco e por isso não atendem ao público.
O trabalho aqui em Alegrete é feito por agendamento para evitar que mais de uma pessoa entre na sala e que todos devem estar de máscara e manter o distanciamento, observa Anélio.
Esse trabalho tem rendido a gratidão de usuários do IPE, em Alegrete, que vão até a casa do coordenador levar presentes como forma de agradecer, já que agiliza as demandas, em plena pandemia, em que muitos serviços públicos estão parados.
- Outro dia o presidente do IPÊ, Guilherme Kliman ligou para mim pedindo ajuda sobre uma questão, porque disse que quase não tem ninguém trabalhando e precisava resolver uma questão”, comentou o coordenador de Alegrete.
Vera Soares Pedroso