Com a conectividade ocupando cada vez mais tempo no dia a dia, o mercado de trabalho também se transformou
Ana Lúcia, Julie e Natália fazem parte de uma nova geração de profissionais da área de TI Foto: Charles Dias
Webdevelopper, trafficker, gestor de usabilidade. Provavelmente, você nunca ouviu falar desses profissionais e os nomes podem soar estranhos ao ouvido. Eles fazem parte de uma turma numerosa e diversificada cada vez mais presente no nosso dia a dia. É pelas mãos deles que passa tudo o que se relaciona com internet. A expansão dos sites e das formas de acesso à web demanda novas funções e especialidades que se multiplicam. No mundo dos bits e bytes, profissões se misturam e outras surgem. Na área, a oferta de vagas é abundante e, por isso, os salários são atrativos.
Julie Reichert, Ana Lúcia Migowski da Silva e Natália Franciele de Oliveira são alguns rostos deste novo mercado. As três compartilham as alegrias e as dificuldades de exercer uma profissão — arquitetura da informação — que ainda é uma grande desconhecida para a maioria das pessoas, mas que já está por trás da maneira como usamos a internet. Julie é professora do curso de Comunicação Digital da Unisinos. Ana Lúcia e Natália foram alunas da graduação.
— Tem que ser autoditada para aprender um pouco sobre as demandas diferenciadas de clientes em áreas variadas. Um dia a gente procura entender o funcionamento de um hospital e no outro precisa compreender a dinâmica de um banco — conta Natália.
Muitas profissões já navegavam na internet, mas agora estão completamente mergulhadas nela.
— Quem atuava em uma determinada área, agora precisa mudar o seu jeito de pensar para atender a um público exigente. Além isso, a concorrência que antes se mapeava por um bairro ou uma cidade, passa a ter caráter mundial — analisa Robinson Klein, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RS).
Com as pessoas mais conectadas, as empresas necessitam de profissionais com habilidade para fazer a ponte entre realidades antes tão distantes e agora tão próximas. A mobilidade e a quebra de fronteiras fizeram de cursos como os de desenvolvimento de aplicativos de web convergentes — que funcionam em tablets e em smartphones — e os que envolvem cloud computing (computação nas nuvens) figurar entre os preferidos dos jovens, de acordo com Leandro Krug Wives, professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Quem já tinha estrada profissional antes de sonhar com a comunicação online não perdeu a vez. Há atividades que surgiram justamente para integrar veteranos às novas realidades. O coa-ching digital, conforme Nilton Waine, empresário e coordenador do Instituto Login, ajuda profissionais a montarem um plano de estudos personalizado para a utilização da tecnologia.
Se muitas profissões praticamente se extinguiram depois que a rede mundial modificou a forma como as pessoas se relacionam, outras se transformaram completamente e não deixaram de se fazer essenciais para o dia a dia das empresas.
— Há muitas especializações voltadas para a internet. Há o cinegrafista que aprendeu a lidar com outras ferramentas e descobriu que vídeos mais curtos atraem mais a atenção do internauta. Até o vendedor de anúncios aprendeu a diferença de linguagem na nova mídia — explica Ricardo Basaglia, diretor-executivo da Michael Page, multinacional da área de recrutamento profissional.
AS CARREIRAS
NAVEGANDO SEM MAPA
Cada site é de um jeito e, por isso, pode deixar o usuário com a impressão de estar perdido ao acessar pela primeira vez. Evitar que isso ocorra é a missão de uma turma de profissionais que pensam a maneira como as pessoas irão navegar.
Arquiteto da informação
Dá o pontapé inicial. Examina os objetivos do site, organiza os dados por ordem de importância e elabora os mapas de usabilidade, prevendo por onde o internauta irá navegar.
Analista de usabilidade
Sua meta é saber o que os usuários querem. Realiza estudos frequentes para saber como o site é usado.
Webdesigner
Seu olhar é voltado para o aspecto visual do site, mas faz isso pensando em como facilitar a navegação do usuário.
Gestor de usabilidade
Identifica se o aplicativo ou site é de fácil acesso com base em requisitos não funcionais. Coloca-se no lugar de alguém que nunca utilizou o produto para saber se a relação é intuitiva ou se é difícil.
Webanalyst
Está focado no desempenho do site. Sua meta é fazer com que as informações sejam encontradas com mais facilidade tanto pelos usuários quanto pelos buscadores.
Analista Funcional
Verifica se os aplicativos estão atendendo aos requisitos funcionais com o máximo de rendimento.
OS ESTRATEGISTAS
Para figurar bem na web, é preciso se antecipar ao que vem pela frente, como um jogador de xadrez.
Consultor de e-business
Analisa as necessidades de uma empresa e emprega estratégias para atrair clientes via internet.
Especialista em análise da web
Mede os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Interpreta a relação do marketing online com as informações estatísticas.
Especialista em links patrocinados
Elabora e monitora as campanhas. Além de dominar as ferramentas de links patrocinados e de certificação, tem perfil mais analítico e estratégico.
REI DO CONTEÚDO
Internet não é só apresentação visual. O conteúdo faz a diferença na relação com os usuários e precisa ser produzido pensando em todas as possibilidades que a web permite.
Editor de conteúdo
Encarregado do conteúdo, da redação e da edição dos textos publicados na web, desde um site corporativo até um jornal digital.
Blogueiro
A democracia da internet permite que qualquer pessoa possa escrever sobre os assuntos de seu interesse. Muitas pessoas se especializam nisso e se tornam blogueiros conhecidos, com público fiel. Quando um blog faz muito sucesso, pode ser patrocinado, além de ajudar a projetar a carreira do autor.
Caixeiro online
Cada vez mais, a internet se transforma em centro de compras. Mas para vender na rede é preciso entender os hábitos de consumo.
Gestor de marketing para e-commerce
Realiza campanhas, acompanha o desempenho das lojas virtuais e o rendimento da publicidade.
Responsável pelo marketing de filiais
É o intermediador em uma categoria de publicidade na qual os anunciantes só pagam quando há resultados em webvisitas ou vendas.
Diretor de marketing online
Especialista em contratos publicitários na internet e em criar campanhas de promoção de produtos.
FAZ APARECER BEM NO GOOGLE
Conhecer os critérios de um site de busca e saber como usá-los a seu favor é o diferencial desse time.
Especialista em Search Engine Marketing (SEM)
Define a estratégia que será usada em uma ação publicitária, o que envolve a escolha das palavras-chave que serão patrocinadas. Também estabelece o orçamento necessário para as ações.
Especialista em Search – Engine Optimization (SEO)
Posiciona os conteúdos para que o site se destaque entre outras páginas da web, identificando palavras-chave.
Webmarketer
Promove usuários ou sites nos indexadores e em redes sociais para fazer com que sempre apareçam em anúncios ou buscas.
UM MIX DE HABILIDADES
Jogador profissional de jogos massivos online
Cria personagens capazes de progredir rapidamente em jogos com o objetivo de vendê-los para outros usuários.
Advogado especialista em direito na internet
Trata de tópicos como a contratação online, comércio eletrônico, assinatura digital, proteção de dados, propriedade intelectual e gestão de conteúdos, condições gerais de contratação na web e problemática jurídica dos nomes de domínio, entre outras questões.
Designer educacional
Responsável por pesquisar e contribuir com o conteúdo dos cursos, organizando de forma didática, interativa e visualmente interessante o material. Trabalha em instituições de ensino, universidades corporativas e consultorias especializadas em ensino a distância.
Investigador de computadores
Um detetive que busca evidências em computadores ou dispositivos móveis de suspeitos e vítimas de crimes, contribuindo para a investigação da polícia.
Foco na interação
A troca entre os usuários e quem está por trás dos sites é uma das grandes riquezas da internet, mas é preciso agilidade e habilidade para responder.
Gestor de mídias sociais
Responsável por monitorar como a marca está sendo avaliada e comentada. Muitos interagem com os clientes.
Gerente de marketing digital
Responsável pelo acompanhamento da reputação da marca na internet. Monitora o conteúdo da exposição da marca nos meios digitais.
Mobile marketing
Ajuda na elaboração de campanhas em parceria com os outros meios e desenvolve atividades publicitárias em dispositivos móveis e nas redes sociais.
ENTRE OS CÓDIGOS
Por trás de textos, imagens e animações há milhares de códigos que, aos olhos de um leigo, parecem indecifráveis, mas é o que faz tudo funcionar.
Webmaster
Sabe tudo de redes, servidores e linguagem HTML. Lida com criação e gerência de servidores e sites.
Webdevelopper ou Programador de web
Cria os aplicativos de um site e resolve os problemas que surgem durante seu funcionamento.
Gestor de bigdata
Organiza um grande volume de dados coletados de fontes variadas armazenadas em grandes servidores (locais ou externos).
Segurança de rede
Profissional com conhecimento profundamente técnico, responsável por garantir que uma página ou uma conta na web não sejam invadidos.
Trafficker
Encarregado de gerenciar, implementar e controlar o tráfico de um site, evitando que a página saia do ar por excesso de usuários.
Desenvolvedor de aplicativos móveis
Programador que cria aplicativos especificamente para smartphones e tablets.
Fonte: Zero Hora