Conselho Tutelar reforça estreitamento de laços familiares nesses dias de isolamento social

“Neste momento reforçamos ainda mais que é preciso fortalecimento do vínculo familiar” – disse o presidente do Conselho Tutelar Emir Lemes de Almeida.

Em entrevista, por telefone ao Alegrete Tudo, o conselheiro falou sobre o trabalho realizado neste período de pandemia e todas as preocupações e auxílios às famílias.

O início da entrevista foi para falar sobre os dois casos de estupro de vulnerável nos últimos 15 dias. O presidente Emir de Almeida, comentou que todas as medidas estão sendo tomadas como assistência psicológica, médica e os trâmites legais, além da investigação policial que vai apurar os fatos relatados pelos menores. Um dos casos foi de um menino de 8 anos que teria sido abusado pelo amigo de 12 anos e um menina de 13 anos que teria sido abusada por um primo de 25 anos.

Emir reitera a relevância dos pais acompanharem o que os filhos estão olhando nos celulares, se ficam muito tempo trancados nos quartos, o acompanhamento das redes sociais e principalmente com quem está brincando, que tipo de brincadeira e período. ” Esse momento de isolamento social e que muitos pais ficaram por dias em casa, foi a oportunidade perfeita para o estreitamento dos laços entre pais e filhos. Tem muitas crianças que são de responsabilidade das escolinhas, babás, secretárias e avós pela rotina de trabalho dos pais. Isso é compreensível, mas ter o contato de pelo menos uma refeição em família, de olhar no olho, conhecer os filhos, conversar, ter criatividade de realizar atividades que são interativas, sem celulares, mídias, o carinho e amor entre as famílias” – descreveu.

O conselheiro citou que diariamente eles estão indo nos bairros para conversar e também verificar a situação de famílias em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social é muito importante. Além do alimento, nosso objetivo é que as famílias sejam orientadas no sentido de que devem proteger as crianças. Orientação e proteção tem sido um dos focos. Emir também ressaltou as ações que foram realizadas no Domingo de Páscoa e levou felicidade para muitas crianças numa data especial para eles.