Coronavírus: movimento nas ruas do centro de Alegrete aumenta, mesmo com isolamento social

Na manhã desta sexta-feira(3), as ruas de Alegrete registram intenso movimento. A maioria das lojas estão em funcionamento conforme Decreto Estadual. Os lojistas podem atender desde que às portas permaneçam fechadas. O sistema de compra e venda vai ser por telefone, whatsApp, delivery, tele-entrega ou TAKE AWAY(pegue leve).

Mesmo assim, o número de pessoas circulando, de todas as idades e o movimento de carros está muito intenso. Com a reabertura das Casas Lotéricas, também, é perceptível às filas que são extensas em alguns pontos. No calçadão, há muitos dias, não era visível a quantidade de transeuntes como nesta manhã. É importante que a população tenha o entendimento de que o isolamento social, ainda, se faz necessário, principalmente evitar aglomerações. A necessidade de sair de casa deve ser em casos extremos e com os cuidados já conhecidos. O uso da máscara, higienização das mãos, luvas e, em casos de sintomas procurar auxílio médico.

Até esta sexta-feira(3),o registro é de 396 casos confirmados de coronavírus no estado, e cinco mortes. O Brasil ultrapassou 8 mil casos na quinta-feira, e 327 mortes por Covid-19 foram registradas. Já em Alegrete, até o momento, são quatro casos suspeitos, descartados e um positivo.

O novo Decreto Municipal, que deve sair nesta manhã, está alinhado às diretrizes do Decreto Estadual. Uma reunião na quinta-feira, entre o Prefeito Márcio Amaral, comitê dos empresários (CEA e Sindilojas), assim como a área médica realizou a avaliação e entendeu que o comércio poderia retornar às vendas.

Algumas regras deverão ser mantidas como o atendimento com máscaras e higienização do produto. Já em relação as lojas de material de construção, prestadores de serviço de fibra ótica e tintas, o atendimento poderá ser com um balcão na porta, entretanto, sem permitir o acesso do cliente no estabelecimento comercial.

Bares e restaurante poderão funcionar à noite com 50% da capacidade de mesas, para evitar aglomeração. Todas as situações não será permitido aglomeração de pessoas, tanto no comércio quanto nos demais estabelecimentos citados. Também não foi liberado o funcionamento dos hotéis e motéis.