CREAS aborda violência intrafamiliar no bairro Prado

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado a Secretaria de Assistência Social de Alegrete, através de seus técnicos Deivid Pinto Vieira (Assistente Social) e Lisiane Dutra (Psicóloga) realizaram no último dia 28 de maio, palestra junto a Comunidade Católica Menino Jesus, no bairro Prado, abordando a temática “Violência Intrafamiliar”. A atividade foi direcionada a comunidade daquela bairro, pois segundo a coordenadora daquela instituição, senhora Sônia Garcia, famílias solicitavam uma abordagem com esta temática, a fim de orientá-las como proceder em casos de situações de violência infantil, sendo estas abuso e/ou exploração sexual.

Pastoral da Criança II
 Salienta-se ainda, que o CREAS é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.
Pastoral da Criança I
 O CREAS de Alegrete conta com duas psicólogas, um advogado, um assistente social e um coordenador. E, esta localizado na Praça Getúlio Vargas, nº. 680 3º andar, no Centro Administrativo Integrado Renato Jaques, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

O trabalho do CREAS, não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos. Dessa forma, para que haja uma intervenção efetiva, o CREAS deverá manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não-governamental e contar com a colaboração da população do município denunciando casos ou suspeita de violência, através dos telefones: 3961-1123 / 0800-644-1622 ou disque denúncia 180.