48 cavalos e 48 éguas disputam o título, entre eles quatro alegretenses
Foi com a meta de subir ao pódio do Freio de Ouro 2014 que 1,3 mil animais passaram por credenciadoras e classificatórias desde o ano passado. Dentro e fora de Rio Grande do Sul, reuniram centenas de ginetes, cabanhas, fazendas, empresas, centros de treinamento e, claro, torcedores.
Mesmo com a Expointer abrindo ao público no dia 30, a movimentação crioulista em Esteio começou bem mais cedo. O desembarque de cavalos, éguas e seus responsáveis no parque Assis Brasil teve início na segunda-feira (26).
Após 12 etapas classificatórias e mais de 1.000 animais inscritos, 48 cavalos e 48 éguas da raça crioula estão habilitados para disputada final do Freio. Pelo ranking e a pontuação dos machos dois representantes de Alegrete vão disputar a competição junto com o atual vencedor da prova, Cadejo da Maior.
A decisão inicia nesta quinta-feira (28) e vai até dia 31 de agosto, durante a Expointer, em Esteio (RS). Na prova dos cavalos crioulos, Sargento do Itapororó, parceria entre CabanhaItapororóe Santa Marta, Alegrete e São Borja. Montado pelo ginete Gabriel Marty, que obteve a nota final de 20,265 na classificatória de Uruguaiana.
Outro que busca o título maior nos machos, é Índio da Escondida da Estância Itapitocaí e Cabanha Escondida, Uruguaiana e Alegrete, também conduzida pelo ginete Gabriel Marty. Índio da Escondida recebeu nota final de 19,350 na classificatória em Vacaria.
Fêmeas
Também 48 éguas disputam o título máximo de morfologia e funcionalidade da raça crioula.
Depois de 12 etapas classificatórias e mais de 1.000 animais inscritos, as fêmeas da raça crioula estão habilitadas para disputar a final do Freio de Ouro 2014.
Duas éguas vão representar o município, a fêmea Igualita da Reconquista, propriedade da Reconquista Agropecuária, Alegrete com o consagrado e especialista ginete Daniel Teixeira. Igualita chegou a final depois de conquistar 20,854, como nota na classificatória Bocal de Ouro.
Outro trunfo da Reconquista Agropecuária, é a égua BT Basteira com o ginete Juan Pablo Rodrigues, somou 20,112 na classificatória de Uruguaiana.
Já estão em Esteio, os 96 equinos que podem levar o prêmio máximo da raça crioula no Brasil.Eles ocupam suas baias e nesta quinta-feira (28), exibem suas características morfológicas aos jurados.
Lama, poeira e gado entram na lista de atividades funcionais, até a grande final, no dia 31, com previsão de chuvas. O Freio de Ouro é uma das principais atrações do primeiro final de semana da Expointer.
Igualita da Reconquista larga na frente com a maior nota de morfologia
A primeira fase da decisão do Freio de Ouro 2014, iniciou nesta quinta-feira, dia 28, com a avaliação morfológica dos animais. A etapa mostrou que as competidoras têm características raciais muito adequadas ao que buscam os selecionadores da raça crioula. Das 48 fêmeas que participam da decisão do ciclo, apenas nove registraram notas abaixo de sete.
Na ponta da fila de morfologia está a égua alegretense Igualita da Reconquista, de Maria da Glória e Marcelo Cairoli, com a média 8,5. A fêmea que conquistou o segundo lugar na classificatória de inéditos e sagrou-se Bocal de Prata 2014, já se destacava nas pistas de morfologia.Na tarde de ontem, quinta-feira, os machos entram em pista para dar continuidade às avaliações morfológicas.
Amanhã vão ser realizadas as primeiras provas funcionais. No domingo, dia 31 de agosto, o Canal Rural e o C2Rural transmitem as provas decisivas da competição a partir das 12h.
Programação:
Dia 29: provas de andadura, figura, volta sobre as patas e esbarradas
Dia 30: provas de mangueira e de campo
Dia 31: etapa final, com provas de mangueira, Bayard/Sarmento e de campo e premiação.