Decio Ambrozi: O gerente desportista que tem Alegrete no coração

ENTREVISTA: Há mais de uma década, Decio Paulo Ambrozi reside em Alegrete. Aqui gerenciou a agência dos Correios. Mobilizou desportistas. Representou a associação de corredores, correu e organizou uma das provas que mais cresce na região. Responsável direto pela Rústica das Comunicações, firmou amizades. E além de incentivador e agregador dividiu seu tempo do exercício da profissão em prol do esporte alegretense.
Nesta terça-feira (28), Decio foi transferido para São Gabriel, sua terra natal. No último dia de trabalho o Portal Alegrete Tudo foi até a agência e conversou com o gabrielense que carrega Alegrete no coração.
2015-07-28 11.45.17
Confira os principais trechos desta entrevista:
Portal: Há quanto tempo integra o time dos Correios ?
Decio: Exatamente 35 anos, de serviços prestados.
Portal: Em Alegrete quanto tempo na gerência ?
Decio: Aqui em Alegrete faz 11 anos.
decio natal
Portal: Atualmente os Correios se modernizaram e os serviços triplicaram, saindo da ideia inicial de entrega de correspondências. Isso na tua avaliação foi bom ou ruim ?
Decio: Vivemos um momento onde a empresa, seja ela grande ou pequena, que não buscar acompanhar as necessidades dos usuários/clientes, através da modernização e aperfeiçoamento, está com os dias contados e com os Correios, não é diferente.  Todas as áreas estão envolvidas na reestruturação.
2015-07-28 11.44.58
Portal: Trabalhando em Alegrete, como está o efetivo? Atualmente é o ideal ?
Decio: Nossa agência, hoje, está com um efetivo ideal.
 DSC_0382
Portal: Tu está sendo transferido, quais motivos pesaram para esta transferência ?
Decio: Com honra, digo-lhes que, pela boa gestão, obviamente que respaldada pelos excelentes resultados da equipe da Agência de Alegrete, em 2008 recebi convite para assumir a agência central de Porto Alegre, e em 2010 a de Santa Cruz. E a  todos agradeci e optei em permanecer em Alegrete, pelas amizades e parcerias conquistadas ao longo do tempo.  Em 2014, recebi proposta para assumir a agência de São Gabriel. Foi uma decisão difícil, com alguns confirma/não confirma, terminei aceitando por ser natural daquela terra.  Contudo, orgulha-me dizer que vou me sentindo também alegretense.
DSC03176
Portal: Foste um dos organizadores do Papai Noel dos Correios. Como fica a campanha a partir de agora ?
Decio: O projeto vai continuar, por ser corporativo. O que poderá mudar é a forma com que será desenvolvido. Em São Gabriel, darei continuidade no formato que entendo como o melhor.  É o que chamo de “algo mais”
DSC08555
Portal: E a tua dedicação no esporte , quantas maratonas já correstes ? Conta um pouca dessas participações em corridas ?
Decio: Disputo provas de atletismo há 40 anos. Em 1987 fui campeão regional nos 800m e em 1989 venci os 1.500m.  Depois passei a correr provas de rua por todo o nosso grande Brasil e algumas fora.
decio super
Corri 38 maratonas (42,195km) e corri 11 super maratonas (50 km), Corri 3 são silvestre (quando era 12km e a largada  às 23:00 do dia 31/12). Em São Gabriel, fundei a ASCORG em 1991 (na época mais voltada ao ciclismo) em 1994 disputei meu 1º Triatlhon, justamente aqui na nossa 3ª capital farrapa, foi quando literalmente bebi do Ibirapuitã. Tal fato motivou meu interesse em vir para Alegrete.  Já conquistei mais de 800 prêmios (entre troféus e medalhas), mas o prêmio maior é a saúde a as amizades conquistadas.
PREMIOS
Portal: Vinte e duas edições da rústica das comunicações realizadas, como tu analisa o crescimento dessa prova ?
Decio: O fato de estar na 22ª edição mostra a força desse esporte que cresce a cada dia.  Compartilho tal sucesso com cada participante e parceiros ao longo desses 22 anos.
decio com
Portal: E a homenagem feita pela equipe Centauro ?
Decio: Uma surpresa de tirar o fôlego. Sou eternamente grato aos integrantes da equipe Centauro, símbolo do atletismo brasileiro ( muita raça, apesar do pouco apoio recebido), mesmo assim, encontraram forças para essa inesquecível homenagem, que tremeu a estrutura deste tri atleta.
decio placa todos
decio choro
Portal: Em Alegrete foste um batalhador pelo esporte, incentivador nato. O que faltou ser idealizado pelo Décio ?
Decio: Em 2004, demos entrada junto ao Executivo do 1° projeto Pista de Atletismo. Tal feito, repetiu-se por mais 5 vezes, sendo as 3 últimas na atual gestão. Em dezembro de 2014, apresentamos o projeto ao prefeito Erasmo  que, aprovou e se comprometeu em dar andamento junto a nossa UNIPAMPA, a qual agradecemos pela cedência do espaço.  É o que entendo como ter faltado, mas que está prestes a acontecer.
decio pista
Portal: Muitos desistem de fazer esporte aqui. Qual seria o teu recado para esses abnegados desportistas ?
Decio: Quem tem o esporte “na veia” não desiste.  O recado é Não Desista.
decio defi
Portal: Qual tua mensagem para a comunidade alegretense ?
Decio: Orgulha-te desta terra !
 decio rua corre
Portal: E para os atletas ?
Decio: Tenha como seu principal adversário você mesmo.
Portal: Há chances de retornar ao Baita Chão ?
Decio: Para morar, talvez.  Para rever amigos, confraternizar e participar de eventos esportivos e sociais, certamente.  Também pelo fato de que neste Baita Chão nasceu minha encantadora filha Eduarda, hoje com 3 anos, que deixa madrinhas, padrinhos e amiguinhos de escola.
DSC03195
Portal: Como desportista o que falta para o esporte alegretense crescer ?
Decio: Se cada um fizer a sua parte, as coisas acontecerão. Agradeço a Deus, a minha família, aos meus amigos,  colegas, clientes, instituições, parceiros, imprensa e comunidade que, elogiando e ou criticando, contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional.  Obrigado Alegretchê do meu coração.
decio alegrete
Por: Júlio Cesar Santos