O ano de 2020 é um ano eleitoral em que serão escolhidos novos prefeitos e vereadores em todo o país. A pandemia do coronavírus deixa este cenário ainda sem nenhuma resposta até o momento.
Por telefone, o Deputado Federal alegretense, Afonso Antunes da Motta, disse que, por enquanto, isso não está na pauta, no Tribunal Superior Eleitoral, porque o trabalho é para a prevenção de contaminação pelo coronavírus.
Ele disse que existem duas possibilidades: uma que as eleições sejam adiadas e realizadas em dezembro deste ano e outra de prorrogação de mandatos, o que depende de alteração na Constituição Federal, o que é mais difícil, considera.
O deputado coloca que os próximos 30 dias serão importantes para se definir este cenário no país. E que num ambiente como o de hoje não dá para realizar eleição.
Quanto ao isolamento social, o Deputado diz que no momento é o melhor e a retomada das atividades dependem da curva que mostra a incidência de infectados no país.A palavra de ordem no momento é serenidade e cuidados com nossas famílias e com o coletivo, porque todos dependemos uns dos outros, enfatizou Motta.
Vera Soares Pedroso