Num ano em que as adversidades foram muitas, até o tempo não conspirou a favor do desfile do 20 de setembro. Mas, o alegretense “peleou” para manter a tradição de realizar o momento apoteótico da Semana Farroupilha- o Desfile do gaúcho.
Abriram o desfile o prefeito Erasmo Silva, o coordenador dos festejos,Cléo Trindade, o secretario de turismo, Rafael Faraco de Souza e a artista e apresentadora Shana Muller.
O domingo ventoso com temperatura ao redor de 16º, mas com sensação térmica de 14. Chuva fina e a demora na liberação dos animais na concentração, gerou atrasos na passagem dos cavalarianos, foram alguns dos muitos obstáculos este ano.
Um grande público na Praça Getúlio Vargas enfrentou tudo isso para ver o único desfile de cavalarianos da região e um dos poucos do RS. O CTG Farroupilha, como sempre, abriu o evento pouco depois das 10 horas da manhã. Logo após a passagem da primeira entidade tradicionalista, o desfile trancou por cerca de 30 minutos. A partir daí, foi tudo muito demorado.
Entre um CTG e outro os intervalos eram muito longos. Tudo isso ocorreu em razão da morosidade na fiscalização realizada na concentração. Com lentidão na averiguação das GTAs.
Até o momento desta postagem 11h e 30min, passou CTG Farroupilha e iniciou o seu desfile o Vaqueanos da Fronteira. Os demais CTGs, aguardavam a liberação dos componentes dos piquetes filiados.
Devido a esses problemas relacionados a fiscalização na concentração, não há previsão para o término do desfile. Confira imagens desde a liberação dos animais.
Para a acompanhar o grande momento dos Festejos Farroupilha e enfrentar a chuva valeu tudo. Se proteger com guardas chuvas ou improvisar.
Fotos: Vera Soares Pedroso,Flaviane Favero e Júlio César Santos