Devotos de São Jorge comemoram dia do Santo em Alegrete

Neste dia 23 de abril , comemora- se o Dia São Jorge- santo guerreiro que seguir a Jesus Cristo, numa época em que muitos eram perseguidos.

Conhecido como ‘o grande mártir’, foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo.

Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.

São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.

Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:

“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”

Em Alegrete, muitos acreditam na força e poder do Santo e mantém inclusive imagem de São Jorge em sua Casa.

A dona de Casa Sandra Regina tem uma imagem em sua cuia de chimarrão e hoje mais do que nunca diz: Salve Jorge, Oguem.

O radialista Zé Paulo Alvarenga, da Nativa FM, também é devoto de São Jorge e tem uma imagem que carrega há anos  e que foi de sua avó. Desde os 13 anos usa e diz que a corrente nunca arrebentou.

Vera Soares Pedroso