Distanciamento Controlado: com mais de 7 mil testes realizados, Alegrete inicia mais uma rodada na bandeira laranja

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde desta segunda-feira (19), o mapa definitivo do modelo de distanciamento controlado desta semana. São três regiões em bandeira amarela, de baixo risco de contágio para o coronavírus, e 18 na cor laranja, de risco médio. A classificação vale a partir desta terça-feira (20) e segue até a próxima segunda (26).

 

Na cor amarela, estão as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. Em laranja, estão as regiões de Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara e Uruguaiana.

Homem é ferido a faca em luta corporal na casa da ex-companheira

Das 21 regiões covid no RS, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão. As demais adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo, mais flexíveis aos ditados pelo governo do RS.

 

Nesta rodada, o governo do Estado não recebeu pedidos de reconsideração da classificação inicial — que servem como recurso às prefeituras para tentarem mudar a cor da bandeira. Assim, o mapa definitivo segue o que o preliminar já havia antecipado na última sexta-feira (16).

O adeus precoce ao alegretense Fernando Nogueira Martins

Conforme o Executivo estadual, esta foi a terceira vez que o mapa preliminar não recebeu nenhum pedido. A queda no número de solicitações se deve ao sistema de cogestão, além da redução nos indicadores do avanço da doença, que trouxe a predominância da bandeira laranja, segundo o governo.

 

Atividades presenciais de ensino estão permitidas. Por estarem há duas semanas consecutivas sem registro de regiões em bandeira vermelha, todas as 21 regiões covid do Estado estão autorizadas a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas.

 

O governo ressalta que eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram a retomada escolar ou que estejam em processo para o retorno. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Oito apenados transferidos e apreensão de drogas, celulares e estoques no Presídio Estadual de Alegrete

As aulas presenciais nas escolas de Educação Infantil foram retomadas em 8 de setembro. No dia 21 de setembro, foi a vez das instituições de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. O Ensino Médio estadual deve iniciar o retorno nesta terça-feira (20).

 

Em Alegrete, ainda não há consenso para o retorno das aulas presenciais. Somente ontem (19), foram registrados 17 casos positivos de Covid-19 e 12 pacientes recuperados.

 

O município atingiu 800 casos confirmados, com 634 recuperados, 149 ativos (146 em isolamento domiciliar e 3 hospitalizados) e 17 vidas perdidas. Com 18 leitos de UTI, a cidade está com 11 deles ocupados (61,1%). Sete pacientes não estão infectados, dois suspeitos e 2 contraíram o vírus. A taxa de respiradores é de 16,7%, dos 18, três estão ocupados.

Oito apenados transferidos e apreensão de drogas, celulares e estoques no Presídio Estadual de Alegrete

Em Alegrete, já foram realizados 7.572 testes, com 6.701 negativos, 800 positivos e 71 pessoas estão aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 345 pessoas.

A situação da Região 03 – Uruguaiana, que abrange 9 hospitais, sinalizava a ocupação de 64, dos 78 leitos disponíveis. A atualização nesta manhã indicava que 48 pacientes estão internados por outros problemas de saúde. Seis são considerados suspeitos e 10, tiveram a confirmação da Covid-19. Dos 78 respiradores, 30 deles estão ocupados (38,5%).

Júlio Cesar Santos                                                      Foto: Eduardo Silveira