Doações às famílias atingidas pela cheia do Rio Uruguai continuam chegando a Itaqui

Donativos estão sendo enviados de várias partes do Estado
doações
Doações vindas de outros municípios para as famílias atingidas pela cheia do Rio Uruguai não param de chegar a Itaqui. Somente na manhã desta terça-feira, 22, um caminhão de uma empresa do setor moveleiro de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, descarregou no depósito onde estão sendo guardados os donativos, no antigo ‘Itapadel’, na Rua Dom Pedro II, próximo ao Parque Comendador Firmino (Parcão), camas e armários de cozinha.
Segundo a responsável pelo local, a secretária municipal do Meio Ambiente e membro da Defesa Civil de Itaqui, Ilca Figueiredo, municípios de várias partes do Estado, desde os mais distantes, como Torres, Caxias do Sul, Porto Alegre, Garibaldi, Erechim e Passo Fundo, aos mais próximos, como Manoel Viana, São Francisco de Assis, Ijuí, Santa Maria e Panambi, enviaram donativos, que vão desde bombonas de água mineral a roupas e calçados.
Ainda de acordo com Ilca, cestas básicas e kits de limpeza doméstica foram os primeiros donativos entregues aos flagelados tão logo após a chegada das primeiras doações. O levantamento do número e da real situação das famílias atingidas pela cheia segue sendo realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, que também é responsável pela distribuição dos donativos.
Dados da Defesa Civil de Itaqui dão conta que 10.799 pessoas foram atingidas pela enchente, sendo que destas, 10.127 foram desalojadas (abrigadas em casas de parentes, vizinhos ou em suas casas volantes removidas da zona ribeirinha) e 672 desabrigadas (que necessitam de apoio oficial).