Domingo de manifestações antifascistas em Alegrete

Uma manifestação antifascista e antirracista marcou o cotidiano da cidade de Alegrete no domingo (14). Os manifestantes protestaram contra o governo Bolsonaro e contra o racismo na sociedade brasileira.

Os manifestantes entendem que esse momento em que vive o país exige uma atitude das massas trabalhadoras, pois o governo promove, através de uma política intencionalmente contrária à medidas de combate a Covid-19, um verdadeiro genocídio contra a população, principalmente os mais pobres e os negros, além do grave fato de os apoiadores do presidente irem às ruas pedindo a volta da ditadura militar.

Os participantes colocaram várias cruzes pretas no chão, para simbolizar as vítimas do racismo e do fascismo, e cartazes com dizeres antirracistas, lembrando figuras como George Floyd, Marielle Franco e militantes mortos pela ditadura militar.

Os protestantes fizeram uma comissão de segurança durante o ato, que garantiu álcool gel e máscaras a todos os presentes, além de manter um distanciamento de dois metros.

 

A organização foi feita por movimentos sociais, partidos e sindicatos: RP (Resistência Popular), STEMA, PCB (Partido Comunista Brasileiro), Coletivo Negro Minervino Oliveira, UJC (União da Juventude Comunista), Coletivo Multicultural, Unidade Classista, Coletivo Feminista Ana Montenegro, Alicerce e independentes.

Júlio Cesar Santos                                           Fotos: reprodução