DTG do Juventude participa da abertura do Freio de Ouro na Expointer

A SAGA DO CAVALO CRIOULO

A arte é capaz de eternizar tempo e espaço apenas mexendo com o imaginário daquele que entra em contato com ela. Assim, há alguns anos, a equipe responsável pela estrutura Crioula na Expointer vem apostando em desfiles de abertura para marcar o grande momento da temporada.

Este ano, 2019, não poderia ser diferente. O Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, recebe a performance “A Saga do Cavalo Crioulo – Um Símbolo, Um Sonho, Uma Paixão”. A apresentação artística integrará a abertura oficial do Freio de Ouro no sábado (24), a partir das 13h30min e no domingo (25), às 12h. Cerca de 90 pessoas estão envolvidas na performance que deve ficar gravada na memória da Raça.

Com fragmentos e recortes no tempo, a trajetória do Cavalo Crioulo será representada, pelo DTG do Clube Juventude, através do teatro, que fará uso de alegorias, danças e narrações para contar a história da Raça na América.

O Espetáculo

O primeiro ato contará a trajetória percorrida pelo cavalo Crioulo até sua adaptação ao “novo continente”. Narra sua condução por alguns dos principais vultos da história Sul-Americana, culminando com a chegada dos primeiros Cavalos trazidos ao Rio Grande do Sul por Padres Jesuítas.

O ato seguinte é formatado em uma espécie de fábula. O público será levado a um mundo fantástico onde o cavalo é representado por um objeto articulado. Com o elemento cenográfico, será possível cercar o público e causar maior aproximação e interação com a história, dramatizando, de perto, aquilo que é uma partícula do mundo dos que assistem. Para esse ato o grupo de danças adulto do DTG Clube Juventude, apresentará sua trilogia que do Homem e Cavalo, coreografias que foram eternizadas na história do Enart e que foram vencedoras em todos os festivais que o grupo participou.

O DTG do Clube Juventude, será o primeiro grupo de danças a participar de um espetáculo desse nível no Freio de Ouro, “nunca, desde 1982, quando iniciou o primeiro Freio de Ouro, um grupo de danças apresentará um espetáculo dançando no palco sagrado do maior evento do Brasil nessa área. Dançar na Pista onde passam os melhores cavalos da raça é uma honra para cada um de nós e, com certeza, um feito que entrará para a história pelo pioneirismo”, destaca o Coordenador e Coreógrafo do grupo Rodrigo Guterres.

O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Idealize – Consultoria em Projetos, com apoio da ABCCC. O patrocínio fica por conta da Marcher Brasil, Facta Financeira S.A., Florestal e Supra. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Aqueles que não estiverem em Esteio para ver de perto a abertura oficial do Freio de Ouro, podem acompanhar o espetáculo através do site da ABCCC, Facebook, Youtube Cavalo Crioulo Oficial e também do Canal Rural (na TV). A equipe de comunicação da Associação também registrará todos os bastidores em publicações em tempo real nas redes sociais da ABCCC: instagram, facebook, twitter e youtube.

 Colaboração: Rodrigo Guterres