Eduardo Silveira: um olhar aguçado sobre a cidade

Uma vista diferente do que você está acostumado. Talvez um ângulo, ou melhor um olhar diferenciado sobre vários lugares da cidade. É exatamente isto que o jovem fotógrafo alegretense Eduardo Silveira vem retratando em seus trabalhos fotográficos.

Aos 28 anos ele já se destaca na carreira. Não é para menos, foi através desse olhar apurado que foi pinçado pelo empresário Décio Marini e hoje trabalha na Stop Fotografias.

Eduardo foi o entrevistado da semana pelo Portal Alegrete Tudo, sorridente, atributo quase que obrigatório para um bom fotógrafo, ele contou um pouco da sua trajetória. O filho da dona Luciani Silveira e Seu Marcelo Vijande, possui uma página no Facebook e também uma conta no Instagram, onde publica alguns dos seus trabalhos.

Do gosto de fazer uma foto com o celular, aos 18 anos procurou mais conhecimento. Foi aluno dedicado do professor Jarbas Abreu, com que pegou técnicas e lapidou a arte de fotografar. O incentivo dos amigos, da namorada e da família, ele se profissionalizou e hoje vai além da profissão.

Luta pela valorização da fotografia, do trabalho do fotógrafo e quer oferecer cultura e arte com seus clicks. Confira os principais trechos da entrevista:

PORTAL : Lembra quando foi o teu primeiro contato com uma máquina profissional e que foto fez naquele momento?

Foi em fevereiro de 2018, 3 meses depois que comecei o curso de fotografia. A foto que lembro de ter feito, e que mais me chamou atenção, foi essa:

 

PORTAL: Desde o ano passado tu trabalha numa conceituada loja especializada em fotografia. Como foi o caminho até chegar na Stop Fotografias?

Foi meio devagar, estudando e aprendendo como lidar com câmera e suas configurações, fazendo poucos serviços fotográficos, porém bastante fotos de rua que até hoje faço.

PORTAL: Entre os teus trabalhos é notório um olhar especial, diferenciado sobre a cidade. Como é o teu trabalho nesse sentido ?

Estou sempre pensando numa fotografia nova, fotografia com ângulo diferente que tenha algum significado, às vezes o significado é mais pessoal e em outras fotos tem uma visão mais ampla, muitos conseguem enxergar o que a fotografia quer dizer e o que quero passar. Nem todas as fotografias é muito planejado, umas fotografias venho dias pensando em fazer e em outras ocasiões é sorte mesmo de registrar o momento exato.

PORTAL: Já recebeu algum elogio dos clicks que posta na tua página no Facebook. Como é tua interação com o público que acompanha o teu trabalho ?

A minha interação com o público é muito boa, agradeço a todos que me seguem nas redes sócias, é bom demais de ter feedback e ser reconhecido por um trabalho que faço com muita consideração, podendo contribuir com a arte e cultural para a cidade.

PORTAL: Entre tantos trabalhos feitos pela cidade. Qual foi o que mais te marcou até aqui ?

O que mais me chamou a atenção foi o trabalho que a Stop Fotografia fez em 2007 com 150 fotos, depois atualizado com mais 90 fotos em 2015. Conseguiram reunir fotos antigas e históricas da cidade com datas e informações. Vendo as fotos fico impressionado como Alegrete era diferente e como não houve uma devida preservação de certos prédios históricos. Uma pena. Mas fica o registro e reconhecimento do trabalho dos fotógrafos da época. Fiz um trabalho de 10 fotos Antes/Depois.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2444888055595744&set=pcb.2444889512262265

E o que me marcou mais nas fotos que fiz, foi o apoio que dei fotografando os cachorros do Canil Municipal. Fotografei mais de 100 cachorros e publiquei com a legenda: “Não compre, adote.”

https://www.facebook.com/photo?fbid=168581328017784&set=pcb.168584298017487

PORTAL: Um fotógrafo é um artista. Com as lentes qual o objetivo e o que tu tenta passar para as pessoas que curtem teu trabalho ?

Depende da foto, acredito que cada uma quer dizer algo: de uma observação artística a uma reflexão sociais. E também deixo aberto para as interpretações que cada uma acharem que seja de cada foto.

PORTAL: Em época de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus como estás desenvolvendo teu trabalho ?

Por motivos que todos já sabemos estou evitando de circular muito pela rua para fazer fotos, nesses dois meses fiz só uma com minha câmera. No momento estou publicando nas minhas redes sociais fotos que já havia feito antes da pandemia. E os serviços fotográficos na Stop seguimos exercendo com a devida segurança e respeitando o Decreto Municipal.

PORTAL: Hoje se tem muita tecnologia. Cada vez mais celulares com lentes que fazem qualquer um tirar boas fotos. Como fica o trabalho do fotógrafo atualmente ?

Na minha visão a tecnologia veio para ajudar não só nós fotógrafos mas também para várias pessoas, sem dúvida, porém há prós e contras. Fotos de celular, assim como fotos de câmeras profissionais, muitas vezes são muito boas sim, mas não se compara com algo que parte de toda uma percepção técnica e artística, onde o profissional estudou, e segue estudando, se dedicando na profissão fotográfica durante anos. E a qualidade de uma boa edição também faz diferença, onde requer estudo e esse estudo tem que estar sempre se aperfeiçoando.

PORTAL: Qual o segredo de uma boa fotografia ?

Praticar e estudar, sempre tem um assunto novo pra aprender sobre fotografia e edição.

PORTAL: Tu iniciaste cedo na arte de fotografar. Qual teu maior objetivo profissionalmente ?

O objetivo principal é poder crescer na profissão fotográfica, estudando e sendo sempre curioso em aprender, e poder entregar aquilo que os clientes mais desejam.

Júlio Cesar Santos                     Fotos: acervo pessoal