Há 67 anos, uma importante decisão marcou a data de 14 de maio. Neste dia, Israel foi declarado Estado Independente.
Oswaldo Aranha, nomeado em 1947 como Presidente da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, teve a responsabilidade de organizar a votação que decidiria se Israel teria direito a constituir um Estado na Palestina. Ele conseguiu ganhar tempo para que os países favoráveis, conseguissem convencer os abstencionistas a também votar em favor de Israel.
O alegretense foi reconhecido pelo povo judeu como um dos articuladores para criação do Estado. Para homenageá-lo, há uma rua com nome de Oswaldo Aranha em Tel Aviv, capital financeira de Israel.
Em Alegrete, o dia também é lembrado. A Bandeira de Israel, estampada em um prédio na Av. Bento Manoel, chama atenção de quem passa pelo local.
Os empresários Ademir e Graciela Borba, comemoram a data.
Ele, descente de judeus sefarditas ( sobreviventes da Inquisição Católica), está há mais de 20 anos em Alegrete. Há 13 anos, começou a trabalhar na produção de picolés e sorvetes. Hoje a marca “Bom Gosto”, além de atender vários estabelecimentos comerciais do município, se expandiu para outras cidades: Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel e Uruguaiana.
A exemplo da família Borba, muitos recordam a conquista, e consideram como um “Dia Profético”onde se cumpriu a profecia feita por Isaías, mais de 2600 anos antes: “ Quem já ouviu falar de uma coisa assim? Quem já viu isso acontecer? Pois será que um país pode nascer num dia só? Uma nação aparece assim num instante? Mas foi isto mesmo que aconteceu com Sião: assim que sentiu dores de parto, ela deu à luz os seus filhos”. Isaias 66:8