Em sintonia com a tecnologia, Prefeitura projeta alvará online

Numa ação conjunta das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Econômico e Turismo aconteceu nesta quinta-feira, no Centro Administrativo Municipal, a apresentação do Projeto Web Alvará para contadores do munícipio. O projeto está sendo desenvolvido há cerca de um ano em parceria entre o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, pelo analista de sistemas João Ferreira e Unipampa, através dos estagiários do curso de Engenharia de Software, Maurício Escobar e Alex Chervenski, sob a orientação da professora Andrea Bordin.

O novo sistema estará disponível no site da Prefeitura e vai possibilitar que contadores e empreendedores possam encaminhar o alvará de localização totalmente online. Os usuários, a partir de um login e senha, poderão realizar todo o processo desde a viabilidade até a impressão do alvará, anexando documentos e recebendo notificações sobre o andamento do processo.

O secretário Jesse Trindade disse que a ideia é dar mais comodidade aos profissionais da área contábil e empreendedores que, a partir da utilização do Web Alvará, não precisarão sair de casa para realizar a abertura da empresa, agilizando ainda mais o serviço.
O diretor de Inovação e Tecnologia da SEDETUR, Alex Souza, informou que inicialmente será possível solicitar alvará para Microempreendedores Individuais –MEI, mas o objetivo é ampliar o serviço para empreendimentos de outros portes.

O presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Alegrete – Sinconal, Carlos Bilheri, ressaltou que o novo sistema é inovador e vai facilitar o trabalho dos profissionais, principalmente no que diz respeito ao tempo gasto indo até a Secretaria para complementação de documentos.

O prefeito Márcio Amaral afirma que, com este tipo de prestação de serviço online, a Prefeitura de Alegrete busca se adequar aos novos tempos, dando agilidade aos processos e corrigindo um dos problemas apresentados pela classe empresarial que é a morosidade na liberação dos alvarás e, com isso incentivando o empreendedorismo.

O Web Alvará já está à disposição para teste, nos próximos dias será avaliado pelos contadores que poderão sugerir melhorias. Em breve será possível ver o resultado final, a certeza é que beneficiará profissionais, empreendedores e município.

DPCom PMA