EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha recebe treinamento baseado na Lei Lucas

Na última semana, a EMEB Luíza de Freitas Valle Aranha recebeu um treinamento de noções básicas de primeiros socorros baseado na Lei Lucas.

O técnico em segurança do trabalho, Igor Sidnei Rodrigues Pinheiro, foi o instrutor responsável pelas 4 horas-aulas do treinamento para um grupo de 23 participantes. A diretora Sônia Mariza da Silva Dotto, avaliou como excelente o treinamento e de grande valia ao corpo docente e colaboradores do educandário.

O profissional conta que a Lei Lucas surgiu em decorrência de uma fatalidade que ocorreu no ano de 2017 com um menino de 10 anos, conhecido como Lucas Begalli, estudante de uma escola particular de Campinas/SP, onde, durante um passeio escolar, sofreu engasgamento com alimento servido, vindo a óbito dois dias depois do ocorrido.

A Lei 13.722, intitulada Lei Lucas, tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil. O Manual de Primeiros Socorros (SAMU, 2013, p. 2), define primeiros socorros como: “toda intervenção imediata e provisória, feita por pessoas sem conhecimento médico, ainda no local do fato, às vítimas do acidente, mal súbito ou enfermidades agudas e imprevistas até a chegada de recursos especializados, ou remoção da vítima para um Serviço de Atendimento Especializado”.

E foi sobre este conceito que professores, funcionários e estagiários participaram efetivamente do treinamento, todo feito de forma voluntária. Depois de passar pela Escola Eduardo Vargas, o projeto chegou a EMEB. “Como podemos evitar acidentes em um ambiente escolar: capacitando os professores e funcionários, a partir de noções básicas de primeiros socorros, e ensinar os alunos sobre prevenção dos acidentes. Você saberia socorrer um aluno engasgado? Com queimadura? Ou que tenha sofrido choque elétrico?”, com essa dinâmica, foi realizado o curso na escola, destaca Igor Pinheiro.

Os treinamentos para demais escolas podem ser agendados, mediante disponibilidade, através do contato 55 9 9942 2908.

Fotos: SOL’SS Segurança e Saúde do Trabalho

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários