Emplacamento Eletrônico é adiado para 2016

Sistema consiste na identificação de veículos por radiofrequência

Depois de prorrogar o prazo para os extintores ABC, o Ministério das Cidades anunciou um novo adiamento. Foi prorrogado para 1º de janeiro de 2016, o início do Emplacamento Eletrônico – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) para que veículos nacionais e importados possam ter instalada a “Tag Siniav”. O adiamento foi decidido em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e tem como objetivo a prevenção, fiscalização e a repressão ao furto e roubo de veículos e de cargas no país. O sistema consiste na identificação de veículos por radiofrequência, por meio de dispositivo de identificação eletrônico, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados de monitoramento. A instalação na frota nacional obedecerá a um cronograma, tendo como ponto de partida o dia 1º de janeiro de 2016.

O Contran também atendeu ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para prorrogar por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso dos novos extintores veiculares do tipo ABC. A nova data será 1° de outubro de 2015.

Antes, a data prevista era 1º de julho. Esta é a terceira vez que a exigência é prorrogada. O motivo do adiamento continua o mesmo: falta de produto. O Ministério das Cidades, ao qual o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é vinculado, disse que a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão alega “falta de tempo hábil para abastecer o mercado”.

O primeiro adiamento do prazo ocorreu no começo do ano. A multa pela falta do extintor começaria em 1º de janeiro e provocou uma corrida às lojas e postos, mas, no dia 7 daquele mês, o governo mudou a data para 1º de abril. Em março, uma segunda resolução estendeu o prazo para 1º de julho. Quando entrar em vigor, a fiscalização irá punir com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.

Fonte: Correio do Povo