Uma nova equipe tomou posse na última quinta-feira (22) para a direção do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social. A presidência, anteriormente ocupada pelo conselheiro Sérgio Soares, agora passa a Josué Porcella, que tem como vice-presidente o líder comunitário Vanderlei Rodrigues e, na primeira secretaria, o representante da Secretaria de Infraestrutura, Clóvis Pontes.
Ao passar o cargo, Sérgio Soares falou da importância dos movimentos sociais à frente do conselho, como a União das Associações de Bairro de Alegrete (UABA) e o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) do novo presidente. Porcella agradeceu a confiança dos que escolheram os nomes propostos. “Não vamos falhar com este conselho. O mínimo da dignidade humana é um teto pra morar”, disse na ocasião.
O prefeito Erasmo Silva, ao dar posse à nova gestão, desejou um bom trabalho e solicitou o empenho dos seus membros: “não temos a obrigação de dar certo, mas a obrigação de fazer o máximo possível para que isso aconteça”.
Criado em janeiro de 2009, o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social tem por finalidade propor e deliberar sobre diretrizes, planos e programas da Política Habitacional e fiscalizar a execução dessa política por representantes da sociedade. A manutenção do conselho é requisito obrigatório para os municípios adquirirem recursos do Governo Federal, como do programa Minha Casa Minha Vida.