Ernani Polo debate sanidade animal na Expofeira de Alegrete

Representantes  de  sindicatos rurais da região estiveram reunidos neste dia 14, com o secretário da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo para debater assuntos relativos à pecuária de corte da região. A reunião aconteceu em meio à programação da 73ª Expofeira de Alegrete. O objetivo foi traçar diretrizes para  estabelecer uma linha de atuação para projetos voltados ao setor.

DSC_4566

Em seu discurso o presidente do Sindicato Rural, Pedro Pires Píffero reiterou a necessidade de dar oportunidade aos produtores e unificar as ações. “Foi uma oportunidade de afinar as ações, já que tudo deve partir da base, que são os produtores, independente dos governos que se revezam ou se sucedem”, justifica.

Entre as propostas discutidas estiveram a sintonia entre produtores e a Secretaria de Agricultura e Pecuária, alinhamento para um trabalho periódico, erradicação da tuberculose e brucelose, carrapato, e uniformidade de trabalho nas inspetorias. “O mesmo órgão não pode ter duas leituras diferentes. Há clara dissintonia e precisamos uniformizar essa linguagem”, alerta Píffero.

O secretário Ernani Polo, disse que com maior segurança sanitária haverá maior qualidade do produto. Segundo Polo, a sanidade precisa ser preservada e não deve sofrer nenhum tipo de ameaça. “O mundo exige a sanidade. Devemos seguir este radar e adotarmos medidas duradouras”, afirma.

DSC_4558

Já Roberto Schroeder, superintendente do Ministério da Agricultura do RS, enfatizou  que a manutenção de critérios de segurança sanitária é uma questão de responsabilidade do país com o cidadão. Ao mesmo tempo defendeu a modernização dos sistemas de segurança sanitária.

O prefeito Erasmo Guterres Silva reafirmou o apoio do município às demandas do setor agropecuário da região, reiterando que a segurança do consumidor é inegociável e as inspeções sanitárias são indispensáveis.

Participaram ainda da audiência: Ildara Nunes Vargas (Sub-ajunta da Secretaria de Agricultura e Pecuária do RS), Joal Pontes (supervisor regional da Secretaria de Agricultura e Pecuária), Fernando Groff (diretor do DDA), Francisco Lineu Schardong (Farsul), Antônio Carlos Calovi (Secretario de Infra-Estrutura de Alegrete), Alberto Pinheiro Prates (Secretário de Agricultura e Pecuária de Alegrete), Ari Marimon (ex-presidente da Farsul) e representantes dos Sindicatos rurais de Manoel Viana, Rosário do Sul, Itaqui, Quaraí e São Francisco de Assis, além de autoridades políticas, empresariais e rurais de Alegrete e região.