Escoteiro salva a vida de morador do interior de Alegrete

O caso aconteceu na localidade do Rio Miracatu a 10 KM de Manoel Viana, no acampamento da Terrinha, em uma festa da família Marchezan e Almirom.

Conforme relata Enilda Dorneles Marchezan, esposa de Arlindo Marchezan, ela serviu o almoço para o esposo e se retirou. Logo que voltou, percebeu que ele estava sem voz e a pele com uma coloração escura. Imediatamente pediu socorro e chamou os familiares que chegaram e tentaram reanimá-lo, mas não adiantou.

Foi neste momento que o jovem Leonardo Luts, de 13 anos, tomou a iniciativa e o agarrou por trás, aplicando a manobra de heimlich. Instantaneamente Arlindo expeliu o pedaço de carne que provocou o engasgamento. Arlindo recorda o sufoco que passou e lembra que já estava desesperado, perdendo os sentidos.

Leonardo, o jovem que salvou a vida do produtor rural, diz que aprendeu as técnicas de socorro no grupo Honório Lemes de onde é integrante há mais de 4 anos. Arlindo é muito agradecido ao jovem que, apesar da pouca idade, tomou uma atitude de gente grande e salvou sua vida. O casal de idosos reside no Durasnal, interior do Alegrete.
As noções de socorros de urgência faz parte de uma das oficinas desenvolvidas no Grupo Honório Lemes que completa 30 anos de fundação este ano e tem atividades aos sábados das a partir das 14h. Podem participar crianças a partir dos seis anos, contribuindo assim, para a formação de cidadãos, mais preparados para os desafios da vida.