ESFs continuam atendendo normalmente, mas com cuidado para evitar aglomerações

A atenção básica de saúde, através das ESFs em Alegrete continua o atendimento com suas equipes às comunidades em seus territórios.

Tendo em vista a atual conjuntura que estão vivendo, a enfermeira Sara Bandeira, coordenadora da atenção básica diz que o atendimento e feito com máximo cuidado às equipes e aos pacientes

As Estratégias de Saúde da Família que compõem a rede de Atenção Primária do município monitoram mais de 150 pessoas que apresentaram algum sintomas de gripe e estão em casa. Estes, de acordo com a enfermeira, são monitorados conforme o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde que orienta o acompanhamento de 7 a 14 dias, cumprindo os critérios pré estabelecidos pelos protocolos vigentes.
Ela diz que a procura pelo atendimento nas ESF é esporádica, outros casos estão sendo atendidos conforme estratificação.
Já, as urgências e emergências estão sendo avaliadas e atendidas de imediato
Os serviços como pré natal, teste do pezinho, testes rápidos, teste da orelhinha são realizados no Cema e outros procedimentos estão sendo realizados com hora marcada com objetivo de evitar aglomerações.