Estado mantém Alegrete na bandeira laranja, mas alerta para aumento de hospitalizações

O mapa preliminar da 26ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (30/10), se mantém com apenas uma região em bandeira vermelha – novamente na macrorregião Missioneira. Desta forma, a Região 03 que Alegrete faz parte permanece na bandeira laranja.

A região de Alegrete se mantém no risco médio de contaminação no programa de distanciamento controlado para o enfrentamento à Covid-19 no estado. No entanto, o estado faz um alerta sobre o crescimento do número de hospitalizações.

Líder de facção e suspeito de ser mentor de assassinato é preso em Alegrete

No último Boletim epidemiológico, na quinta-feira, 29, foram registrados 26 casos positivos de Covid-19 e 19 pacientes recuperados. Os positivos são 14 mulheres, 11 homens e uma criança, com idades entre 01 e 72 anos, 25 estão em isolamento domiciliar e um hospitalizado.

Até o momento, 960 casos confirmados, com 739 recuperados, 204 ativos (197 em isolamento domiciliar e 07 hospitalizados positivos de Alegrete) e 17 óbitos.

Gripário foi realocado para UPA; veja no vídeo como será o atendimento

Foram realizados 8.246 testes, sendo 7.239 negativos, 960 positivos e 47 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 494 pessoas.

Desta vez, a região Covid classificada como alto risco epidemiológico é a de Santa Rosa. Em vermelho na 25ª rodada, Cruz Alta voltou para a bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As demais 19 regiões do mapa permanecem em bandeira laranja.

(Foto: Eduardo Silveira)

 

Veja o mapa preliminar da 26ª rodada: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

Segue campanha do novo tomógrafo para Santa Casa

As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Os planos regionais aprovados estão disponíveis em https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional

Paralelamente aos pedidos de cogestão, o Estado aceitará pedidos de reconsideração à classificação de risco, que podem ser feitos via associação regional por meio de formulário eletrônico (pelo link https://forms.gle/fFdpTLnEssEAP6pu9), no prazo máximo de 36 horas após a divulgação do mapa preliminar – até as 6h de domingo (1°/11).

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (2/11), por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 26ª rodada começa à 0h de terça-feira (3/11) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (9/11).

Alertas

A equipe de monitoramento do Comitê de Dados chama atenção para o elevado crescimento em novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias nas regiões de Santa Rosa, Ijuí, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Taquara, Caxias do Sul e Passo Fundo.

(Foto: Eduardo Silveira)

Com informações Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom