Entrevista:
O médico alegretense, veterinário e agropecuarista Eurico Dorneles Maciel, 83 anos, é o entrevistado dessa semana. O Portal Alegrete Tudo bateu um papo na residência do homem que faz um estudo minucioso da precipitação de chuvas no município. Desde 1968, fez o primeiro registro junto a Fazenda de sua propriedade, São João. O capataz Salbego fez a anotação e daí em diante, Seu Eurico anota até a quantidade de dias com geadas em Alegrete. Até uma pedra esculpida pela ação do tempo é patrimônio do senhor das chuvas.
Confira os principais trechos da entrevista :
Portal: Que interesse do controle pluviométrico é esse?
Eurico: Precisava atravessar o Rio São João, que fica a 3km da estância; se chovesse 35 mm no verão ou 55 no inverno eu não passo lá, são 44km daqui lá fora, não posso perder a viagem, daí as anotações.
Portal: Tudo é registrado, de que forma é feito este trabalho?
Eurico: É diário, anoto tudo, no final do mês faço média, meu capataz Renato Tejera cuida lá fora, tenho todos os registros.
Portal: Há quantos anos o senhor faz essas leituras?
Eurico: (risos), são 46 anos ininterruptos, tenho dados importantes e recebo ligações diárias para saber quanto choveu, até de fora do Estado ligam.
Portal: Como foi o volume de chuvas em 2014?
Eurico: (rapaz), em 2014 foram 2.014 milímetros. Foi a primeira coincidência em 46 anos, só em setembro foi 264 mm, contra 44 do mês de abril.
Portal: E 2015, como está sendo em relação à anos anteriores?
Eurico: Olha, em janeiro, durante 11 dias choveu 335 mm. Em novembro de 2013, registrei 548 mm e em novembro de 2014 foram 178 mm. É muito irregular nosso clima.
Portal: A chuva na Fazenda São João é a mesma da cidade?
Eurico: (risos), te disse, é irregular, me baseio na chuva em si, o que marca é o pluviômetro e é anotado, não há um comparativo, chuva é uma só.
Portal: Como é o pluviômetro do Seu Eurico?
Eurico: (risos), é normal, simples, com a escala. Um pluviômetro como qualquer outro.
Portal: Qual a importância de ter todo esse controle?
Eurico: Inestimável, de muito valor. São três edições já publicadas. É uma “bíblia” de registros da quantidade de chuvas. Em Alegrete, tínhamos 14 pontos de coleta, mas hoje são poucos que anotam os registros. Minha fidelidade nos registros despertou o interesse do 8º Distrito de Meteorologia.
Portal: Qual a maior chuva já registrada?
Eurico: Sem dúvida, em 2002. Registrei 3.215mm. Foi água, enchentes no Alegrete.
Portal: Arrisca um número para 2015?
Eurico: (risos), a média é de chuva durante 66 dias ao ano, então te digo, esse ano, vai chover 65 dias, anota aí. A média nesses 46 anos é 1.917 mm.
Por: Júlio Cesar da Luz