Devido aos graves problemas decorrentes da falta de energia elétrica e também de ordem estrutural, na região, o Conselho de Consumidores da AES SUL realiza, hoje dia 6 no Casarão do parque Dr Lauro Donelles às 14h reunião descentralizada aqui em Alegrete.
A Associação dos Arrozeiros de Alegrete estará auxiliando no debate junto aos consumidores da classe rural, onde também vão estar presentes representantes da Associação dos Criadores e Produtores de Leite – ACRIPLEITE e da UNIPAMPA no casarão do Parque Luro Dornelles.
No momento será elaborado um documento elencando e formalizando todos os problemas de ordem estrutural, de serviços prestados e até de informações que não são disponibilizadas aos produtores rurais. A ação coletiva será encaminhada a ANNEL e outros órgãos, segundo declaração da Diretora Técnica da entidade, Fátima Marchezan. “Recebemos muitas reclamações dos produtores com diversos tipos de problemas, dentre eles são muitos postes caídos e alguns até a 20 dias sem energia. Isto acaba onerando ainda mais a sua produção, pois muitos tem que investir em geradores de energia e para os arrozeiros o momento é delicado, muitos já estão irrigando suas lavouras! Declara Fátima.
No início do mês de outubro a Associação dos Arrozeiros entregou um relatório de Prospecção Eletro Energética no município de Alegrete, que trata das condições de prestação de serviço de distribuição de energia elétrica no meio rural. O documento foi entregue ao secretário de Minas e Energia Lucas Redecker, para compor o Plano Energético do Estado.