A cerimônia onde foram depositadas as cinzas do ex-Prefeito José Carlos de Moura Jardim Filho foi marcada pela emoção da família, amigos, servidores e ex-servidores da Prefeitura que trabalharam com ele.
Na manhã fria, deste dia 2 de novembro, dia de finados, a família realizou o ato no local, onde já estão enterrados, mais quatro ex-prefeitos do Município: Waldemar Borges, Arnaldo da Costa Paz, Adão Ortiz Houaeky e Nilo Soares Gonçalves.
Ao pé do túmulo a família plantou uma muda de caneleira, árvore que ele gostava muito.
Participaram da cerimônia a esposa Eda Jardim, as filhas, Carla, reitora do IIF, a professora Renata, a advogada Fernanda, o médico Zeca, genros, noras, as seis netas e amigos, ainda do tempo em que Jardim trabalhou na Casa Grande, como o radialista Daniel Silveira e Raul Englert.
Também acompanharam o ato, o ex-vice do prefeito na época, Darci Tólio e esposa, o atual prefeito Erasmo Silva, a vice-prefeita Preta Mulazzani, políticos e servidores da Prefeitura da época em que José Carlos Jardim foi prefeito de Alegrete de 1997 a 2000 (PPB), quando saiu com uma das maiores aprovações da história do Município.
Englert,bastante emocionado, falou em nome dos amigos. Contou que Jardim iniciou a vida em Mato Grosso,mas escolheu Alegrete para trabalhar, fazer a vida e se dedicar à comunidade alegretense. Além de trabalhar no comércio, se dedicou ao Asilo, causas sociais, e como prefeito se doou à comunidade alegretense.
A filha Carla Jardim, em poucas palavras, disse em nome da família que só tinha a agradecer ao pai, que também ajudou a criar as suas três filhas. “Ao avó, marido e homem íntegro que foi o ex- prefeito de Alegrete. Ele foi sempre positivo, simples, decidido e de alma leve, e é assim que queremos, com este ato, deixar este exemplo ao povo que ele tanto se dedicou”, destacou a filha.
Erasmo Silva, amigo da família, disse ser um momento muito difícil de expressar algo, mas falou que era um orgulho a Alegrete ter uma pessoa tão importante como Jardim que, apesar de não ser daqui, foi neste chão que fez a sua história e, no mesmo local, deixa a sua marca para eternidade.
Fotos: Vera Soares Pedroso