Fogo em campo está frequente, desta vez foi no Rincão de São Miguel

Três dias depois de um trabalho muito intenso que demorou mais de onze horas, no Guasso-Boi, na tarde de ontem (23), novamente, as aeronaves agrícolas foram determinantes para o combate de mais um incêndio em campo.

 

Desta vez, a propriedade foi na localidade do Rincão do São Miguel. De acordo com o empresário, Marcos Antônio Camargo, assim que recebeu o chamado, a equipe mobilizou-se de forma muito rápida para o combate às chamas. “Praticamente não foi necessário intervenção, quando os aviões chegaram, o fogo já estava menos intenso, o proprietário informou que o vento virou para o lado que já tinha queimado, aí facilitou o pessoal de terra controlar” – explicou.

Camargo comentou que o exercício foi ótimo, pois o fato de que foram acionados no início, isso colaborou muito para a extinção de mais um fogo em campo.” Quanto antes nos acionarem e antes chegarmos ao local, melhor. Às 11h45min  recebemos o chamado às 13h45min já estávamos fazendo a primeira descarga. Foram três aeronaves agrícolas” – disse.

No final da tarde o empresário recebeu a seguinte mensagem: como proprietários, juntamente com os funcionários e os vizinhos, só temos a agradecer e elogiar essa grande empresa alegretense que está sempre pronta para ajudar e servir nossa gente do Alegrete e região.Parabéns Camargo e sua equipe.”. Ainda conforme os proprietários, se não fosse a ação rápida dos aviões agrícolas o fogo poderia ter se alastrado e provocado ainda mais prejuízo.

As aeronaves agrícolas há tempos são utilizados para combate a incêndios. Já ficou comprovado a eficiência das aeronaves em situações de grande extensão, principalmente, florestas e campos. Neste período de seca, a agilidade, rapidez e controle das chamas são determinantes para evitar grandes devastações.

Por várias vezes, as aeronaves agrícolas da empresa Itagro têm operado em combate a grandes sinistros.

Além deste incêndio, outros dois foram registrados no Município de Alegrete. Os dois, também, em campo.

Um deles na BR 290 depois do Trevo do Arco, uma das principais entradas da cidade. E o outro, na localidade do Lageadinho. Porém, desta vez, em uma propriedade que ficava alguns metros distante da rodovia. Os Bombeiros foram acionados e estiveram no local para a extinção das chamas. Depois de algumas horas, o fogo foi controlado.

Desde domingo, a incidência de incêndios em campo tem sido recorrente no Município. A maioria deles de grandes proporções.

Os combates têm acontecido através dos Bombeiros, Exército, produtores, funcionários e com o auxílio determinante das aeronaves agrícolas, em alguns casos.