Até cachorro morto é encontrado em container de resíduos recicláveis

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo um apelo à população no sentido de maior conscientização quanto ao descarte de resíduos orgânicos e recicláveis nos contêineres, distribuídos nas ruas da cidade. A cada recolhimento, os servidores da coleta seletiva se deparam com situações que em nada recomendam em termos de consciência ambiental. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira, em que até um cachorro morto, já em estado de decomposição, foi encontrado dentro de um contentor para resíduos recicláveis, localizado na rua Bento Manoel, próximo à Guarda Municipal. Foi realizada a coleta do animal e a higienização dos contentores.

A secretária Gabriella Segabinazi lamenta a ocorrência desses casos e faz apelo no sentido de que a população tenha consciência em fazer o descarte correto, separando adequadamente os resíduos orgânicos dos recicláveis, pois antes do caminhão da Coleta Seletiva efetuar o recolhimento, os garis realizam uma triagem. Após a coleta, o material vai para as cooperativas de catadores, quando é realizada a classificação e, após, a comercialização desses materiais. Quanto mais cuidados na hora do descarte, mais qualificado será o material, orienta a secretária.

A coleta seletiva ocorre três vezes na semana nas ruas contempladas, conforme cronograma. O apelo é para que a população colabore, descartando sempre o mais próximo do horário da coleta possível e higienizando bem os resíduos.

O descarte irregular de resíduos, como o encontrado no contentor da Bento Manoel, é considerado crime ambiental, podendo gerar autuação que vai de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme Decreto Federal N° 6.514/2008 incisos V, X e XIII.

Os moradores próximos à localização dos contêineres que identificarem irregularidades no descarte, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, telefone 3961-1682 ou 99147-2179, canais oficiais para reclamação ou sugestões.

DPCOM