Conduzido por atletas do esporte para todos da APAE e do MOV, o fogo simbólico chegou por volta das 11h deste dia 1º à Praça Getúlio Vargas. O ato foi acompanhado por escolas, imprensa e comunidade.
Acompanhados pela banda da Guarnição Militar, a centelha passou de mão em mão das autoridades civis e militares até ser acesa na pira, junto ao Monumento ao Expedicionário, pela vice-prefeita em exercício, Preta Mulazzani.
O secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó falou que a Semana da Pátria é um momento de reflexão que nasceu com a independência, a soberania, a democracia, a inclusão social de todo o povo brasileiro.
O vereador José Paulo Alvarenga representou o Legislativo e disse:- Agora é o momento de colocar em nosso peito o orgulho de sermos brasileiros, das nossas conquistas, da independência e do que podemos conquistar ainda mais pela nossa Pátria.
Já o Tenente Coronel Paulo Estevão Dumani, comandante da Guarnição Militar de Alegrete, lembrou que a Pátria deve ser referenciada todos os dias. O povo, costumes, tradições, solo… isto tudo é Pátria.
A Vice- prefeita, Preta Mulazzani salientou o tema nacional — Meu Jeito Brasileiro de Ser, ao se referir a Semana da Pátria – Construímos todos os dias efetivamente uma pátria melhor, livre democrática e inclusiva. E assim que vamos ser com o nosso jeito brasileiro de ser para que sejamos cada vez mais livres, soberanos e desenvolvidos,salientou.
Fotos: Vera Soares Pedroso