Fórum debate políticas e avanços da assistência social em Alegrete

O auditório do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek sediou o III Fórum dos Trabalhadores do SUAS na noite do dia 28. Realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, o fórum tinha como tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Na oportunidade, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) puderam trocar experiências sobre sua atuação na rede de assistência social no município. Para a coordenadora da Comissão Organizadora do Fórum e da Conferência, Vilma Siqueira, o trabalho do assistente social não acontece de forma isolada. “O nosso trabalho se dá de forma intersetorial, porque não temos como trabalhar sem nossos colegas da saúde, da educação e da segurança”, explica.

Trabalhadores do SUAS debatem aplicação de políticas públicas

Voltado para os trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Moradia Transitória e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o fórum também contou com a participação de trabalhadores da Atenção Básica em Saúde.

Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciano Leães, o fórum dos trabalhadores do SUAS se constitui num importante espaço de debate. “Este momento é importante para a troca de experiências e as discussões sobre a aplicação das políticas públicas de assistência social”, comenta.

Secretário Aguiar

O secretário de Assistência Social, José Eduardo Aguiar, comentou os avanços das políticas públicas no município. “O trabalho em rede do SUAS vem se desenvolvendo, tendo vários avanços na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento social do município e tende a se qualificar ainda mais com os novos CRAS que vão atender duas novas regiões na cidade”, afirma.

Fotos: Andressa Benites