Frigorífico de Caxias do Sul registra surto de coronavírus, afirma prefeitura

Ao todo, 12 funcionários da unidade testaram positivo para a doença. Empresa deve apresentar plano de contingência para secretaria municipal da cidade na segunda-feira (1º).

A prefeitura de Caxias do Sul, na serra gaúcha, confirmou o primeiro surto de coronavírus da cidade na noite da sexta-feira (29). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 12 funcionários de um frigorífico, que fica no distrito de Ana Rech, testaram positivo para a doença.

Os casos foram confirmados por meio de exames de PCR.

Segundo a prefeitura, a direção do frigorífico JBS deve apresentar um plano de contingência para secretaria municipal da cidade na segunda-feira (1º), assim como exige o decreto de Caxias do Sul.

A empresa informou por meio de nota que seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo, afastando todos os casos com indicação médica e monitorando 100% dos demais colaboradores. Além disso, ainda afirma que prevê uma desinfecção geral da unidade (leia nota completa abaixo).

A coordenadora das vigilâncias em saúde, Andreia Dal Bó, afirma que nenhum dos 12 pacientes confirmados com a doença está hospitalizados e os sintomas são considerados leves, com quadro de febre baixa e dor de garganta.

De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Priscila Dibi Schvarcz, a unidade já tem um inquérito civil instaurado para investigar as condições de trabalho. E mesmo que a JBS já tenha apresentado um plano de contingência ao MPT, ele não seria suficiente.

A empresa deve assinar um termo de ajuste de conduta ou responder a uma ação civil pública.

Nota da JBS

A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à Covid-19 em todas suas unidades.

Tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em sua planta de Ana Rech (RS), a empresa seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo – afastando todos os casos com indicação médica e monitorando 100% dos demais colaboradores. Entre as medidas previstas também estão a desinfecção geral da unidade.

Fonte: G1