Hemocentro está com estoque de sangue no limite mínimo

Neste período de pandemia do coronavírus, outra situação que preocupa as autoridades médicas é o estoque dos bancos de sangue. Em alguns locais, já tem sido observada uma queda acentuada nas doações.

O PAT fez uma abordagem com o Hemocentro de Alegrete. É importante salientar que as doações devem continuar, pois há um monitoramento e, doadores gripados ou que estejam em quarentena por contato com pessoas que possam ter suspeita do vírus, não devem procurar o hemocentro.

Entretanto, os demais doadores devem manter a regularidade. Caso contrário, a situação poderá ficar em estado de emergência e/ ou comprometer o estoque que sempre é de suma importância para salvar vidas.

A assistente social Fernanda Soares, disse que em razão do retornos das coletas externas que estavam suspensas, houve uma pequena melhora no estoque.

Entretanto no Hemocentro o movimento segue baixo, porém, as viagens estão compensando um pouco.

Mesmo assim, a tipagem negativa, principalmente,  O negativo é um grande problema e o estoque está no limite.

Fernanda destaca que há vários pacientes utilizando esta tipagem. Um deles é uma bebê que está na UTI Neo, Lorena.

A equipe do Hemocentro faz um apelo para que os doadores entrem em contato e façam  doações de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia.

Todas as tipagens podem ser doadas. O negativo, por exemplo, é universal, quem tem este tipo de sangue doa para todos, mas só recebe do O negativo, por esse motivo o estoque é sempre o menor.

Principais requisitos para a doação: estar bem alimentado, ter no mínimo 50 kg, idade de 18 a 61 anos se for primeira doação. A partir dos 16 anos, também pode doar, desde que acompanhado de um dos pais.Tatuagem impede de doar por um ano.
Recomendações básicas: estar bem de saúde e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e estar bem alimentado.

Flaviane Antolini Favero