Com poucos dias de atendimentos à população, o Hospital de Campanha de Alegrete já recebeu cerca de 20 pacientes, sendo que cerca de 10 já foram transferidos e/ ou receberam alta.
Ao todo, a Unidade conta com 30 leitos (clínicos e quatro de estabilização); além de funcionários, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Além da copa e higienização.
Referência para mais de 78 mil habitantes da cidade, o hospital atende pacientes do município. O hospital de campanha de Alegrete foi construído em uma área da Santa Casa para atender pacientes acometidos pela covid-19 ou pela síndrome aguda respiratória. Com esse incremento, o Município passou a contar com 40 leitos clínicos na ala Covid-19. A unidade faz parte da estratégia montada pelo governo estadual no combate à pandemia do novo coronavírus.
O prefeito Márcio Amaral diz que no total foram investidos 300 mil reais para a realização do hospital de campanha. A área cedida pela Santa Casa foi muito bem vinda pois toda a estrutura que um paciente precisa está interligada, se fosse realizado em outro local, sempre que o paciente viesse a precisar de respiradores ou de outro atendimento teria que realizar a transferência e, desta forma, a equipe trabalha em conjunto e os atendimentos são muito mais eficazes e rápidos. O hospital de campanha é administrado pela Santa Casa e representa um custeio aproximado de 100 mil reais por mês entre funcionários e demais despesas para o Município.
Além do hospital de campanha, a Santa Casa possui uma UTI com 10 leitos para atendimento exclusivo de pacientes graves com COVID-19. Também dispõe de mais 10 leitos de enfermaria ativos para pacientes infectados pelo novo coronavírus que necessitem de internação de menor complexidade.
“Acredito que nessas condições poucos hospitais da região têm essa estrutura que conseguimos montar em cerca de 60 dias. Isso graças a parceria com a Santa Casa” – falou Márcio.
A equipe que atua na ala Covid-19 recebe treinamentos constantes envolvendo os mais variados protocolos, uso adequado dos EPIs e consequente desparamentação. A equipe realiza um trabalho incansável na luta contra o novo coronavírus.
Flaviane Antolini Favero