
A Terra dos Poetas sediou nos dias 15 e 16, a já tradicional Copa Santiago de Futsal Menor, no ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto.

A competição que a cada ano evolui no nível técnico, reuniu mais de 100 equipes (masculino e feminino). Organizada pelo desportista Paulo Rodrigo Flores Paz, o Bolinha, com o apoio de empresas e entidades, contou com times de diversas cidades, competindo em várias categorias.
Com muitos jogos, foram utilizados diversos ginásios da cidade. A movimentação em torno do evento chamou a atenção da comunidade.
Essa é a décima edição, e já se tornou parte do calendário do Estado, revelando, inclusive jogadores como Charles Matos, que hoje joga no Internacional, assim como Raul Sudati, que atua pelo São Paulo.
A cidade de Alegrete, esteve bem representada na Copa Santiago. A Escolas de futsal Eliseos, Nova Geração (Sub-17), e AEC deram o máximo com seus atletas. A Eliseos disputou com três categorias: Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

As categorias Sub-13 e Sub-15, acabaram caindo nas oitavas de final. Já a gurizada do Sub-17, foi vice-campeã, com o artilheiro Rennan Lanes marcando 12 gols.


Na categoria Sub-17, foram 18 equipes, a atual campeã estadual ASAF ficou nas nas oitavas. Confira a campanha: Eliseo’s 4×4 SI Cruz Alta; Elíseo’s 7×0 Gol de Ouro; Elíseo’s 6×2 ADI Itaqui; Elíseo’s 7×2 Leicester de Charqueadas; Semifinal Elíseo’s 5×3 Serade de São Borja e na final Elíseo’s 1×1 Real Itaqui, derrota dos alegretenses nas penalidades.
O grupo contou com Esdras Brazeiro, Matheus Paz, João Fernando, José Rubem, Paulo Ricardo, Vinicius Arrussul, Rennan Lanes. Auxiliares Matheus Sampaio e Rinaldo Arrussul e o técnico Eliseo Leal .
A equipe sub-17, da Nova Geração, mostrou seu potencial, venceu a equipe atual campeã do Estado, a ASAF, de Santo Ângelo, numa ótima partida dos meninos, pelo placar de 3 a 2. Logo após, aplicou 11 a 1 na equipe SER Santos de Santa Maria. Na terceira fase, encontrou dificuldades após ter um jogador expulso, e levou a partida para as penalidades, onde foi eliminada.

Já o Alegrete Esporte Clube participou com as categorias Sub-13 e Sub-15. Na 13, tiveram êxito no primeiro dia, venceram a forte equipe de Santa Maria, após sair perdendo de 2 a 0, viraram o jogo em 6 a 2.

Logo após, um baita confronto contra a forte equipe da Arena das Estrelas, de Bagé, ficando na primeira colocação geral, indo direto para a terceira fase da competição.
O jogo difícil contra a equipe do Cometa, de Panambi, decretou a derrota por 3 a 2, e a eliminação numa bela atuação. A Sub-15, estreou com derrota, porém logo se recuperou e na repescagem aplicou uma goleada em cima do time das Dores, de Santa Maria. Na terceira fase, encontrou a forte equipe do Paineira, de Cacequi, onde foi eliminado nos pênaltis.

“Foi uma ótima competição, onde conseguimos colocar todo aprendizado, de toda temporada, agora é descansar e recuperar que na próxima temporada temos grandes objetivos a serem alcançados.”, avaliou o educador físico Alexandre Bohrer.
Júlio Cesar Santos Fotos: Reprodução Watts App