Na tarde e noite de ontem (20), famílias no bairro Sepé Tiaraju se uniram para tentar amenizar o problema de excesso de água no bairro. Devido às chuvas intensas muitas ruas ficaram alagadas. Um dos piores problemas estava nas imediações da galeria, obra em andamento do projeto Arroio Regalado.
O questionamento de muitos era de que não há trabalhadores e o que aconteceu ontem seria devido à falta da conclusão das galerias. Algumas pessoas não puderam retornar para suas casas.
A reportagem falou com o engenheiro responsável pela obra, Luís Enrique Bento Leal, que disse ser este um período de recesso devido às festas de final de ano. “
“A obra prevê intervenção em 3 pontos. Dois deles já estão prontos, Ponte Daltro Filho e Canal Guarani.” Nestes 2 pontos estamos felizes que já que mais de 2 mil pessoas estão livre dos alagamentos, o projeto está funcionando perfeitamente. Nenhuma casa alagada nestes 2 pontos.
No terceiro ponto, Galeria das Américas, 20% das obras já foram realizadas. Esta intervençao está sendo executada justamente para resolver o problema vivido por essas “- comentou.
Vários outros bairros também foram atingidos. A Defesa civil prestou auxílio às famílias no início da noite. O nível do rio Ibirapuitã estava quase 6 metros acima do nível normal. Até o momento choveu mais de
247 mm de chuva.
“Em abril obra será entregue e o problema vai acabar.
A Obra está sendo executada à frente dos pagamentos, muito à frente. Apesar do descompasso financeiro, o cronograma físico está em dia”- concluiu.
As intensas chuvas que estão ocorrendo em Alegrete e região provocaram a elevação do nível do Rio Ibitrapuitã. A coordenadora da Defesa Civil, Maysa Moreira, informa que já recebeu alguns chamados, mas só como medida de prevenção.
As solicitações de atendimento pela Defesa Civil devem ser realizadas através dos telefones (55) 3961 1606 ou 99147 7276 (plantão).