Princípio de rebelião no Presídio de Alegrete

Princípio de rebelião na tarde de terça-feira (25), no Presídio Estadual de Alegrete, mobilizou Brigada Militar e Susepe.

Por volta das 16h30min.,foi necessário o uso de disparos antimotin para conter os ânimos dos presos no pátio. Durante o banho de sol foi arremessado um pacote que acabou caindo no interior do pátio. Uma abertura na tela provocada pelos próprios apenados com a bola foi o suficiente para a “encomenda” chegar ao seu destino.

A policial militar, que estava na guarita externa, foi intervir quando os apenados se exaltaram e foi agredida verbalmente. Os detentos também apedrejaram a guarita e foi necessário o uso de balas antimotin. O princípio de rebelião foi contido pelos agentes da Susepe, policiais militares da guarda externa e policiamento ostensivo que foi acionado e chegou rapidamente no local. Nenhum policial ou agente ficaram feridos.

Os presos também não se feriram. Este foi o primeiro pacote arremessado que caiu no pátio desde a instalação da tela de proteção.

No banho de sol estavam todos os apenados da galeria. Não há como saber o que estava no envólucro, mas pela confusão entre os presos, tudo indica que possa ter sido arma de fogo.

Nesta semana está previsto o início da construção do novo Presídio, localizado no Corredor dos Papagaios.

Alguns familiares também foram até a frente da Casa Prisional preocupados com os detentos.

Flaviane Favero