Indicada pelo Governo como área de alto risco de contágio, movimento em Alegrete é “normal”

Pelo terceiro dia seguido, a 3ª Capital Farroupilha permite a abertura das lojas, mesmo em bandeira vermelha. O prefeito Márcio amaral está contestando os dados do Estado.

Depois da reunião por videoconferência na última terça-feira, onde os municípios da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), o município decidiu manter nesta quarta-feira os critérios de restrições de acordo com a bandeira laranja.

A decisão contraria determinação do governo Eduardo Leite, que passou a região para bandeira vermelha, aumentando as restrições para o enfrentamento ao coronavírus em Alegrete. O prefeito que foi notificado pelo MP a cumprir ordem do Estado, busca um novo recurso entre hoje e amanhã pela manhã solicitando que o governo reveja algumas possibilidades de reversão de bandeira.

Com a decisão de permanecer na bandeira laranja o comércio segue trabalhando normalmente. na segunda (15), o movimento foi considerado baixo no comércio. Muitas pessoas saíram a rua. A mudança de bandeira causou confusão na população.

 

Ontem, foi registrado um maior aumento de pessoas circulando em relação ao dia anterior. Nesta quarta, o movimento está “normal” para o período da pandemia. A tendência é que se até amanhã às 15 h, não obter aval do Estado, o prefeito decretará o município na bandeira vermelha.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Alegrete contabiliza um total de 12 pessoas hospitalizadas. Cinco na UTI, e mais sete na Unidade aguardando resultados. Com quatro casos ativos, a cidade mantém três desses casos em isolamento domiciliar, o outro está no hospital.

Apenas um paciente de fora está hospitalizado na Santa Casa, os demais são de Alegrete. Dos 12, dez aguardam resultado do exame, Três na UTI Covid da Santa Casa, e sete unidade Covid. Alegrete contabiliza 21 casos positivos de acordo com o último boletim, destes, 15 já foram recuperados. O número de testados aumentou para 304, com 269 negativos e 78 pessoas permanecem em observação pelos sintomas gripais.

Júlio Cesar Santos