Inova RS é apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete

Na última quarta-feira (16) os membros do INOVA RS Fronteira Oeste e Campanha, juntamente com Émerson Oliveira Rizzatti – Coordenador Técnico do Comitê, Maria Cristina Ramos Aurélio – Gestora de Inovação e Tecnologia e o Consultor do Sebrae Marcio Eduardo da Silva – Analista do Sebrae participaram da reunião virtual do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete.

Foram apresentadas duas iniciativas que estão ocorrendo em Alegrete e região que apesar de nomes diferentes, tem o mesmo propósito e muitas das ações são conectadas.

Em um primeiro momento, Marcio Silva apresentou o trabalho iniciado no município de Alegrete chamado mapeamento e planejamento do ecossistema de inovação em Alegrete, onde através de workshops que iniciaram em 2020 e terminaram em 2021, houve a definição de 4 eixos estratégicos para se desenvolver o município através da inovação tecnológica e dentre eles está o agronegócio.

Na oportunidade foi demonstrado ao Conselho Agropecuário as ações propostas e, na sequência, foram convidadas pessoas do conselho que se interessam pelo tema para fazer parte de um grupo de trabalho voluntario.

O INOVA RS é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), que propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação.
Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões empregando, para isto, os ativos existentes no Estado. É um ambiente de inovação colaborativa entre a quádrupla hélice que será desenvolvido a partir de uma plataforma que integre os problemas empresariais, priorizando inicialmente o agronegócio, com a comunidade acadêmica, oportunizando o surgimento de startups na busca de soluções.

 

O objetivo do projeto é estimular o surgimento de startups sediadas na região, voltadas à resolução dos desafios do agronegócio, oferecendo soluções às cidades do interior do Brasil e do Mercosul.

A visão de futuro em 2030 é que a região da Fronteira Oeste e Campanha sejam referência em inovação no Mercosul por meio de especialização inteligente no uso de tecnologias nas áreas do agronegócio e turismo, associada ao
diferencial competitivo do bioma pampa. Após a apresentação, o grupo debateu problemas e desafios para serem trabalhados no projeto. Ficou acordado que serão realizadas outras reuniões para tratar sobre o INOVA RS.

Os interessados em participarem desta importante ação, podem contatar o Comitê Gestor, pois somente com a união de todos será possível atingir o objetivo.

A Presidente do Conselho Taís Lopa, ressaltou a importância do projeto e coloca o Conselho à disposição para se somar às iniciativas que serão desenvolvidas.

Júlio Cesar Santos                 Colaboração: Luciane Veiga                          Foto: reprodução