A expectativa se confirmou. Face a instabilidade e indefinição quanto a realização de atividades envolvendo cavalos e a exigência de exame de sanidade, o desfile do dia 20 de setembro será cerca de 30 por cento menor este ano. A projeção é da Coordenação dos Festejos Farroupilhas, em reunião realizada na noite desta terça-feira (8), com todas as entidades tradicionalistas do Município.
O CTG Farroupilha recebeu os dirigentes dos 17 CTGs e DTGs e dos 64 piquetes. O coordenador, Cléo Trindade, confirmou que mais de 4 mil exames já foram feitos em cavalos de Alegrete e, outros encaminhados mais tarde, estão por chegar. Mesmo assim, a diminuição do número de participantes será menor, o que é compreensível diante do contexto atual- comentou. Cléo, alertou quanto aos procedimentos que serão adotados pela coordenação do evento. Todos os cavalos participantes terão uma identificação e deverão fazer o cadastro na inspetoria veterinária. Esses procedimentos, independem de algum eventual controle do Ministério Público ou qualquer outro órgão de fiscalização.
A paixão dos alegretenses pela tradição é maior que esses entraves que surgiram nas últimas semanas e vamos realizar uma grande demonstração de amor ao Rio Grande- bradou ao final da reunião, um dirigente de piquete, radiante com a confirmação do desfile de 20 de setembro.