José Macedo, um craque do futebol de mesa de Alegrete

Confira a entrevista com um ícone do futebol de mesa de Alegrete.

Macedo um dos ícones do futebol de mesa de Alegrete
Macedo um dos ícones do futebol de mesa de Alegrete

Formado em Administração, o alegretense José Macedo de Oliveira aos 59 anos, conserva um hobby desde criança. Ele é amante da modalidade de futebol de mesa, o popular jogo de botão.

O agente administrativo da Corsan, preenche suas horas vagas em função do futebol de mesa. Desde 1975, quando guri, jogava na Barbearia do Edi Pereira, o “Feijão, ícone da época na modalidade.

Macedo é um dos incentivadores da modalidade em Alegrete e mobiliza os praticantes da modalidades. Ostenta o título de tetracampeão alegretense de futebol de mesa e foi campeão invicto em 2017.

A reportagem do Portal Alegrete Tudo conversou com o atleta que carrega o nome da Associação Atlética Alegrete nas competições, além de todo o amor pela modalidade, ele fabrica os botões. Confira os principais trechos do bate-papo:

Macedo entre amigos praticantes do futebol de mesa

Portal: De onde herdou a prática do futebol de mesa ?

Aprendi a jogar como os meus irmãos, visto que eles por terem mais idade que eu já praticavam na barbearia do Edi Pereira “Feijão”.

Portal: Com a pandemia o movimento entre os botonistas ficou inviável. Como tu fez para suprir essa lacuna ?

Atualmente tenho em casa uma área exclusiva para o futebol de mesa, com mesa e todo o espaço necessário para a prática. Então realizo neste espaço alguns amistosos e também treino sozinho chutes a gol.

Macedo entre amigos praticantes do futebol de mesa

Portal: As atividades estão sendo retomadas aos poucos. Quando volta o futebol de mesa em Alegrete ?

Não tenho como precisar a data de retorno do futebol de mesa em Alegrete, mas espero que no máximo até o fim de 2021, possamos estar retornando as atividades na Sociedade Italiana.

Portal: Além de botonista, tu crias, produz botões. Como é esse processo ?
O processo começa pela escolha do material a ser usado no botão de mesa. Hoje temos 4 materiais a serem usados na produção: acrílico, madrepérola, paladon e galalite. Depois da escolha vem o molde(marcação no material a ser usado), o corte do material, o arredondamento, a furação, o rebaixamento, o grau(caída) e o polimento final.

Macedo na premiação do campeonato

Portal: Tu és participante de um grupo de aficionados pela modalidade. Uma referência no esporte. O que tu consideras fundamental para se tornar um botonista ?
Acredito que o mais importante é a disciplina. É a disciplina que torna um botonista campeão.

Portal: O futebol de mesa é considerado com um esporte terapêutico. O que tu destacarias de fundamental que esse esporte proporciona aos adeptos ?
O futebol de mesa é um calmante natural, ou seja, pode ser praticado por todos com a maior tranquilidade. É um esporte dinâmico e requer muita paciência para a prática
, pois a velocidade de acontecer gols é bem maior que no futebol de campo. Você consegue fazer jogadas com apenas um botão na armação para o outro chutar a gol.

Portal: Qual o segredo para vencer um campeonato municipal como tu venceste ?

O mais importante em uma disputa de campeonato é a concentração do início ao fim. O campeonato tem muitas fases, muitos embates a serem enfrentados. Também a estratégia de jogo, ou seja, o esquema e a técnica são importantes.

Turma do futebol de mesa reunida na Italiana


Portal: Recentemente a Câmara criou uma Frente Parlamentar em apoio ao desporto de Alegrete.O que tu diria para os futuros legisladores do município?

O futebol de mesa é um esporte que não demanda grandes investimentos. Como sugestão aos futuros legisladores eu peço um projeto que incentive o futebol de mesa nas escolas como esporte para todos e todas; terapia e lazer. Contem com meu apoio para a realização deste projeto.

Fotos: acervo pessoal

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários