Juíza eleitoral, responsabilidade acima do voto

A Juíza Eleitoral, Drª Lilian Paula Frazmann concedeu dia 3 de outubro, entrevista coletiva à imprensa, no Salão do Júri, com a presença do Promotor Público, João Claudio Sidou, Brigada Militar e delegado Adriano Linhares.
JUIZA ELEITORAL
Assessorando a juíza, estavam a chefe do Cartório Eleitoral de Alegrete, Geovana Galli, servidores e pessoas a serviço da Junta Eleitoral.
1-Portal: O processo pré-eleitoral acabou. Como foi este trabalho aqui em Alegrete?
Juíza: De modo geral ocorreu tudo tranquilo, fora alguns problemas com cavaletes, a propaganda móvel em locais inadequados.
2- Portal: Há menos de 24h da eleição quais as principais recomendações?
Juíza: Que todos observem a Lei e tenham bom senso. Este mito de que ninguém pode ser preso no dia de eleição não é verdade.  Pode sim! E só ser flagrado cometendo algum crime.
3- Portal: E qual o recado direto ao eleitor?
Juíza: Que levem um documento com foto na hora de votar e a cola com os números dos cinco candidatos. É muito número, e para agilizar a votação é importante a colinha.
4-Portal: E como será a fiscalização do processo de votação em Alegrete?
Juíza: A Justiça Eleitoral e o Ministério Público estarão todo o dia trabalhando, além disso, a Brigada Militar e a Policia Civil também estarão neste trabalho de segurança.
DSCN4591
5- Portal: É permitido auxiliar o eleitor na hora de votar?
Juíza: Na seção, a autoridade é o presidente. Todos receberam treinamento para atuar a serviço da Justiça Eleitoral. Ninguém pode entrar na cabine de votação com o eleitor.
Portal: E as pessoas com deficiência?
Juíza: Estas podem ser auxiliadas por um familiar até a cabine. Mas, lá dentro só pode permanecer quem vai votar.  Os enfermos ou internados, tem 60 dias para justificar no primeiro turno da eleição, e mais 60 para segundo turno.
6- Portal: Quantos fiscais de partido ou coligação podem permanecer junto às seções eleitorais?
Juiza: Apenas dois por partidos. Eles devem estar com crachá, devidamente identificados.
7-Portal: E o selfie, que é moda, será permitido?
Juíza: De jeito nenhum! Quem postar foto de selfie pode ser preso. É crime!
DSCN4614
8- Portal: E a boca de urna, como será fiscalizada?
Juíza: O que não pode são cabos eleitorais na frente ou próximos às seções distribuindo santinhos, tentando convencer eleitores. A  Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança estarão atentos a isso.
9- Portal: Hoje (4), um dia antes da votação, o que é permitido?
Juíza: As passeatas, caminhadas e carreatas podem ser feitas até às 22h. Os cavaletes, a propaganda móvel também pode ate às 22h deste dia 4 de outubro.
10-Portal: A convocação dos mesários foi tranquila ou tiveram dificuldades ?
Juíza: Sim. Deixamos as pessoas à vontade. Eu considerei todos os pedidos. Mas é bom salientar que todos os que foram convocados devem estar nas seções às 7h, no dia 5 de outubro. Uma situação interessante que presenciei em Alegrete, foi que muitas pessoas estiveram aqui no Fórum querendo ser voluntários para trabalhar na eleição.
DSCN4592
DSCN4617
 
Por: Vera Soares Pedroso