O alegretense Junico Follmann, 23 anos, é um expert em mecânica de moto (motor), trabalha com os melhores pilotos de Alegrete. Dedicado e atualizado no assunto, o profissional possui uma oficina equipada. Lá, mexe em motores, a potência desejada dos motociclistas ele ajusta.
É a única oficina de Alegrete e uma das poucas do RS que possui o dinamômetro para conferência de motores. O dinamômetro, que é top de linha, é usado para tirar a cavalaria do motor, torque, velocidade, distância percorrida, sonda, lambida para medir queima de combustíveis. De quebra, Junico é piloto de moto arrancada e, com seu protótipo, é reconhecido no Autódromo de Santa Cruz do Sul e região.
Confira a entrevista concedida ao Portal Alegrete Tudo:
Portal: Como iniciou essa história de preparações de motos?
Junico: Tudo começou em Quaraí, na minha infância onde, com pouco dinheiro, mas muita paixão por velocidade, decidi ter a primeira moto preparada por mim.
Portal: Tu trabalha com diversos pilotos, entre eles um campeão brasileiro. Qual o diferencial do teu trabalho ?
Junico: O tratamento com cada piloto é o mesmo, não faço discriminação. O diferencial é a dedicação, investimento em equipamentos de última geração, disciplina, muito estudo e cursos de aperfeiçoamento, para sempre aprender coisas novas.
Portal: Existe um segredo para preparar um bom motor?
Junico: O segredo é ter muita disciplina, comprometimento e dedicação, pois cada projeto é único, e os pilotos esperam um bom resultado, e eu também.
Portal: Além de mexer no motor tu é piloto… isso facilita o trabalho?
Junico: O diferencial é conseguir acelerar e sentir em quais faixas de RPM o motor é precário ou tem mais potência, isso me auxilia na preparação.
Portal: Uma moto mexida pode chegar a que velocidade?
Junico: Depende do tipo de moto. Hoje temos motos da categoria força livre que, por exemplo, atingem mais de 220km/h em 201m e, em distâncias maiores, a velocidade alcançada é absurda.
Portal:O que é uma preparação?
Junico: É pegar um motor original de fábrica e modifica-ló para competições, aumentando sua potência. A mesma técnica é aplicada à suspensão, rodas, chassi, etc.
Portal: Fora o teu lado profissional em mecânica, tu és piloto de que modalidade ?
Junico: A modalidade é “arrancada de motos”, dentro dela corro em diversas categorias. Sendo categorias de motos 125cc até categoria força livre 1340cc.
Portal: Quais teus títulos no Protótipo?
Junico: Campeão SMR de 2014. Hoje é o campeonato mais disputado do Brasil, que acontece no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Entre muitos outros títulos adquiridos nestes anos de preparação e competição.
Portal: O que é um protótipo?
Junico: É uma moto criada a partir de outra moto já existente, sendo modificada para competições.
Portal: O que tu acha do movimento de provas e encontros dos motociclistas de Alegrete?
Junico: Sou um grande incentivador e participante, sempre estou envolvido. Mas, infelizmente, não temos muito apoio das autoridades, pois muitas vezes, por não conhecer verdadeiramente este esporte, acabam discriminando.
Por: Julio Cesar da Luz