Laranja ou vermelha? Nova mudança no modelo do Distanciamento Controlado coloca região à prova de fogo

A cogestão do Distanciamento Controlado passou a valer desde terça-feira (08), no Rio Grande do Sul. Os últimos detalhes, conforme o governador Eduardo Leite anunciou em videoconferência, foram finalizados pelo Gabinete de Crise durante o final de semana passado.

Na prática, as regiões que não estiverem de acordo com a leitura de bandeiras de risco ao coronavírus poderão alterar os protocolos de restrições, caso tenham a concordância de pelo menos 2/3 dos prefeitos que compõem a respectiva região. Essa medida entra em vigor três meses depois da implementação do Distanciamento Controlado, é a mudança mais significativa anunciada pelo governo estadual.

Leia Mais: Bandeira vermelha em Uruguaiana acende o alerta em Alegrete

A R3 Uruguaiana conseguiu reverter de vermelho para laranja a cor da bandeira que está em vigor. Nesta quinta-feira (13), dia de coleta de dados pelo Governo, a região apresentava uma ocupação de 71,8% dos 78 leitos em UTI adulto, 56 pacientes estão em tratamento intensivo. A lotação corresponde a 38 pacientes que não possuem covid-19 e apresentam outras doenças, três hospitalizados em UTI estão com suspeita do coronavírus e 15 tiveram a confirmação do vírus.

Leia Mais: Na carona da AMFRO, Alegrete volta para bandeira laranja

A atualização dos números ocorreu às 15h09min de quinta-feira e indicava que dos 163 leitos da região, 35 deles estavam ocupados (21,5%). A taxa de ocupação dos respiradores entre os nove hospitais da R03 era de 41%, com 32 pacientes precisando de ventilação mecânica.

Em Alegrete a situação é de 10 pacientes em UTI, que possui no total de oito leitos disponibilizados pelo SUS. São seis pacientes na unidade que não contraíram o vírus. Apenas um é considerado suspeito e outros três estão com covid-19. Nos leitos fora de UTI (Ala Covid), dos 18 leitos disponíveis, nove estão ocupados (50%). A taxa de ocupação dos respiradores é de 33,3%, seis pacientes estão usando respirador.

Leia Mais: Saiba como serão as regras da nova bandeira vermelha, caso não haja reversão para a laranja

Nesta sexta-feira (14), o Governador Eduardo Leite anuncia as bandeiras para as regiões do RS.

De acordo com o Boletim Epidemiológico na noite de ontem Alegrete está com 373 casos positivos e 243 recuperados.

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, foram registrados mais 12 casos positivos de Covid-19 e 9 pacientes recuperados. Os novos positivos são 7 mulheres e 5 homens, com idades entre 34 e 87 anos, todos estão em isolamento domiciliar. Os recuperados também estavam em domicílio.

Com isso, o número de casos confirmados chegou a 373, com 243 recuperados, 118 ativos (112 em isolamento domiciliar, 05 hospitalizados em Alegrete e 01 hospitalizado em Santa Maria) e 12 óbitos.

São 3.808 pessoas testadas, sendo 3.417 negativos, 373 positivos e 18 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 441pessoas.

Júlio Cesar Santos                                                  Foto: Alex Lopes